Avaliação dos valores lean management e sua influência em práticas sustentáveis em instituições de ensino superior – IES
Visualizar/ Abrir
Data
2021-08-02Primeiro coorientador
Dorion, Eric Charles Henri
Primeiro membro da banca
Alves, Anabela Carvalho
Segundo membro da banca
Guimarães, Júlio César Ferro de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A filosofia Lean e a sustentabilidade vêm sendo discutidas recentemente em estudos
e pesquisas em Instituições de Ensino Superior – IES. A filosofia Lean tem como
propósito eliminar desperdícios e gerar valor para o público-alvo e, também, uma
filosofia de gerenciamento que envolve a utilização de várias ferramentas e técnicas
para eficiência de processos internos e externos. A sustentabilidade diz respeito à
repercussão dos seres humanos no planeta e indica como os seres humanos devem
agir de forma responsável uns com os outros, com as gerações futuras e com a
natureza. Dessa forma, esses dois eixos temáticos visam à melhoria de processos
existentes nas Instituições de Ensino Superior – IES para a melhoria da eficiência da
sustentabilidade. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar as
práticas e valores da gestão Lean em IES e sua influência em práticas de
sustentabilidade. A base teórica do trabalho está sustentada na definição de práticas
Lean e sustentáveis, as quais são usadas para delinear o modelo da pesquisa. O
método do trabalho consiste em uma pesquisa quantitativa caracterizada como
survey, cuja coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. A população
do estudo são os servidores e colaboradores de Instituições de Ensino Superior –
IES do Brasil. Obteve-se uma amostra final válida de 868 respostas. A análise de
dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória,
análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais. Os resultados
permitem auferir uma relação significativa e positiva entre o constructo de segunda
ordem denominado Práticas Lean em Instituições de Ensino Superior – IES e as
práticas ambientais, econômicas e sociais de sustentabilidade. Esses achados
demonstram a relevância de aspectos como a liderança e visão sistêmica como
suporte aos trabalhadores, da melhoria contínua e da eliminação de desperdícios
como prática do cotidiano, e do pensamento de longo prazo e o foco no estudante
como elementos básicos do sucesso de Instituições de Ensino Superior – IES para a
promoção de práticas de sustentabilidade.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: