Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMerck, Ana Maria Thielen
dc.creatorKraetzig, Juliana Mazzanti
dc.date.accessioned2016-10-19T14:36:31Z
dc.date.available2016-10-19T14:36:31Z
dc.date.issued2008-12-17
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2249
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis monograph is constituted by the realization of a study linking the Environmental Education and the inclusion of students with special educational necessities (SEN) in the regular teaching system. The research involved the Edna May Cardoso State School and the Centro de Apoio Integrado à Criança, both located in Santa Maria – RS city. The interest issue developed during the Special Education Graduate curse in the Universidade Federal de Santa Maria and particular interest and curiosity by environment issues. The inclusive education brings together many challenges and uncertainties to people involved with education, and to changes to happen it is needed we to believe in this proposal and to search for alternative ways that could contribute in the differences valorization process. With this research, we were to evaluate the feasibility of Environmental Education as a contributing tool for the proposal of inclusive education. We wish to point pedagogic proposals of Environmental Education and, following, to present the study to the two studied schools. The utilized methodology had a qualitative nature, using as tool a questionnaire with six questions involving Environmental Education and inclusion, which were given to teachers dealing with included students. It was possible to conclude that Environmental Education, if adequately employed, contributes to new values building, to self estimate rescue, and to social and people intellectual development, configuring itself so as an excellent ally in the inclusive process of SEN students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleEducação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possívelpor
dc.title.alternativeEnvironmental education and inclusion of special education necessity students: a possible practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEsta monografia constitui-se na realização de um estudo interligando a Educação Ambiental e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no sistema regular de ensino. A pesquisa envolveu o Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luizinho de Grandi - CAIC, ambas localizadas na cidade de Santa Maria/RS. O interesse pela temática surgiu a partir de experiências vivenciadas ao longo do curso de Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e o particular interesse e curiosidade por temas ligados ao meio ambiente. A educação inclusiva traz consigo muitos desafios e inseguranças as pessoas envolvidas com a educação, e para que mudanças aconteçam é preciso que acreditemos nessa proposta e busquemos alternativas que possam estar contribuindo no processo de valorização das diferenças. Com esta pesquisa buscou-se avaliar a viabilidade da Educação Ambiental como ferramenta que pode estar contribuindo na proposta da educação inclusiva. Apontar propostas pedagógicas de Educação Ambiental e, posteriormente apresentar o estudo as duas escolas envolvidas. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário com seis questões envolvendo a Educação Ambiental e a inclusão, sendo aplicado aos professores que trabalhavam com alunos incluídos. Foi possível concluir que a Educação Ambiental se for abordada adequadamente contribui para a construção de novos valores, no resgate da autoestima, e no desenvolvimento social e intelectual dos indivíduos, se configurando, assim como uma excelente aliada no processo da inclusão de alunos com NEEs.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples