dc.contributor.advisor | Merck, Ana Maria Thielen | |
dc.creator | Kraetzig, Juliana Mazzanti | |
dc.date.accessioned | 2016-10-19T14:36:31Z | |
dc.date.available | 2016-10-19T14:36:31Z | |
dc.date.issued | 2008-12-17 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2249 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This monograph is constituted by the realization of a study linking the
Environmental Education and the inclusion of students with special educational
necessities (SEN) in the regular teaching system. The research involved the
Edna May Cardoso State School and the Centro de Apoio Integrado à Criança,
both located in Santa Maria – RS city. The interest issue developed during the
Special Education Graduate curse in the Universidade Federal de Santa Maria
and particular interest and curiosity by environment issues. The inclusive
education brings together many challenges and uncertainties to people involved
with education, and to changes to happen it is needed we to believe in this
proposal and to search for alternative ways that could contribute in the
differences valorization process. With this research, we were to evaluate the
feasibility of Environmental Education as a contributing tool for the proposal of
inclusive education. We wish to point pedagogic proposals of Environmental
Education and, following, to present the study to the two studied schools. The
utilized methodology had a qualitative nature, using as tool a questionnaire with
six questions involving Environmental Education and inclusion, which were
given to teachers dealing with included students. It was possible to conclude
that Environmental Education, if adequately employed, contributes to new
values building, to self estimate rescue, and to social and people intellectual
development, configuring itself so as an excellent ally in the inclusive process of
SEN students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ambiente | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível | por |
dc.title.alternative | Environmental education and inclusion of special education necessity students: a possible practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Esta monografia constitui-se na realização de um estudo interligando a
Educação Ambiental e a inclusão de alunos com necessidades educacionais
especiais (NEEs) no sistema regular de ensino. A pesquisa envolveu o Colégio
Estadual Professora Edna May Cardoso e na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Luizinho de Grandi - CAIC, ambas localizadas na cidade de
Santa Maria/RS. O interesse pela temática surgiu a partir de experiências
vivenciadas ao longo do curso de Graduação em Educação Especial da
Universidade Federal de Santa Maria e o particular interesse e curiosidade por
temas ligados ao meio ambiente. A educação inclusiva traz consigo muitos
desafios e inseguranças as pessoas envolvidas com a educação, e para que
mudanças aconteçam é preciso que acreditemos nessa proposta e busquemos
alternativas que possam estar contribuindo no processo de valorização das
diferenças. Com esta pesquisa buscou-se avaliar a viabilidade da Educação
Ambiental como ferramenta que pode estar contribuindo na proposta da
educação inclusiva. Apontar propostas pedagógicas de Educação Ambiental e,
posteriormente apresentar o estudo as duas escolas envolvidas. A metodologia
utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta
de dados um questionário com seis questões envolvendo a Educação
Ambiental e a inclusão, sendo aplicado aos professores que trabalhavam com
alunos incluídos. Foi possível concluir que a Educação Ambiental se for
abordada adequadamente contribui para a construção de novos valores, no
resgate da autoestima, e no desenvolvimento social e intelectual dos
indivíduos, se configurando, assim como uma excelente aliada no processo da
inclusão de alunos com NEEs. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |