dc.creator | Moreira, Nader Guilhermano | |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T16:50:31Z | |
dc.date.available | 2021-10-22T16:50:31Z | |
dc.date.issued | 2020-03-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22506 | |
dc.description.abstract | Teaching, research and extension are considered the three pillars of Brazilian universities, playing together an extremely important role in academic and social development. This research proposed and evaluated a type of approach for extension activities that include teaching and research activities with the subjects of the action, thereby strengthening the inseparable relationship between these pillars. There were three stages of this approach: pre-visit, visit and post-visit, previously scheduled by the participating schools. The visit took place at Espaço Célula, an Interdisciplinary Cell and Molecular Biology Exhibition, located next to Ciência Viva, a supplementary organ of the Center for Natural and Exact Sciences of the Federal University of Santa Maria, while the other stages were carried out at the school. This proposal also aimed to encourage research in these places as a strategy for diagnosing gaps in science education and in initial and continuing teacher training. As a result of this approach, we hope to collaborate with a plan that directs the attention of visitors, reducing the interaction of external factors, which we call “attention dispersers”. These dispersers are any external aspect that could divert the focus from the main activity. Finally, through a planning proposal, we seek to contribute to the use of non-formal spaces as assistants in the teaching and learning process. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Espaços não formais | por |
dc.subject | Visitação | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Memória e aprendizagem | por |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Non-formal spaces | eng |
dc.subject | Visitation | eng |
dc.subject | Planning | eng |
dc.subject | Memory and learning | eng |
dc.title | Interface ensino, pesquisa e extensão: análise de uma abordagem para atividades de visitação a um espaço não formal de ensino | por |
dc.title.alternative | Teaching, research and extension interface: analysis of an approach to visit activities in a non-formal teaching space | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Ensino, pesquisa e extensão são considerados os três pilares das universidades brasileiras, desempenhando juntos um papel de suma importância no desenvolvimento acadêmico e social. Essa pesquisa propôs e avaliou um tipo de abordagem para atividades extensionistas que incluem atividades de ensino e pesquisa junto aos sujeitos da ação, fortalecendo com isso a relação de indissociabilidade entre esses pilares. Foram três, as etapas dessa abordagem: pré visita, visita e pós visita, previamente agendadas pelas escolas participantes. A visita foi realizada no Espaço Célula, Mostra Interdisciplinar de Biologia Celular e Molecular, localizado junto ao Ciência Viva, órgão suplementar do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria, enquanto as demais etapas foram realizadas na escola. Essa proposta teve por objetivo ainda, incentivar a pesquisa nesses locais como estratégia no diagnóstico de lacunas no ensino de Ciências e na formação docente inicial e continuada. Como resultado dessa abordagem, esperamos colaborar com um planejamento que direcione a atenção dos visitantes, diminuindo a interação de fatores externos, aos quais chamamos de “dispersores de atenção”. Esses dispersores são considerados, como sendo todo e qualquer aspecto externo que possa desviar o foco da atividade principal. Por fim, buscamos através de uma proposta de planejamento, contribuir com o uso de espaços não formais como auxiliadores no processo de ensino e aprendizagem. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sepel, Lenira Maria Nunes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9187175270021411 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei | |
dc.contributor.referee2 | Santiago, Gisele | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4403671123358852 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |