Proposta de uma sequência didática sobre óleos essenciais para o ensino de química na modalidade EJA
Visualizar/ Abrir
Data
2021-05-05Primeiro membro da banca
Barin, Claudia Smaniotto
Segundo membro da banca
Calheiro, Lisiane Barcellos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O foco deste trabalho é construir uma sequência didática utilizando atividades experimentais, com o tema “óleos essenciais”, para verificação da aprendizagem dos conteúdos de Química por estudantes da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). A pesquisa foi implementada com alunos da Totalidade 7, de uma Escola do município do Salto do Jacuí, RS-BR no segundo semestre de 2019, abordando conceitos de Química. Foram construídas sequências didáticas com atividades experimentais para abordar conteúdos como matéria, propriedades que ela possui e transformações que sofre. Desenvolveu-se, através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa- UEPS, atividades visando valorizar o conhecimento prévio do aluno promovendo o conhecimento em sala de aula, para isso, a contextualização do conteúdo utilizando um tema que remete aos sentidos, utilizado no cotidiano, se torna uma aliada das práticas pedagógicas. A análise investigativa dos resultados foi verificada através de questionários, atividades experimentais, provas individuais e um diário onde constavam as observações realizadas pela professora em uma avaliação qualitativa. No final da aplicação da sequência didática os alunos se apropriaram de conceitos de Química, antes desconhecidos, aplicando em suas práticas cotidianas. A utilização da temática óleos essenciais no envolvimento de atividades teóricas e experimentais aplicadas tiveram como retorno indícios de aprendizagem significativa. Através dos resultados obtidos nessa pesquisa concluímos que o ensino de Química foi favorecido tanto pela temática quanto pela metodologia usada, UEPS, obtendo assim formas mais acessíveis de relacionar os conteúdos estudados ao cotidiano.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: