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Modelagem computacional do funcionamento de uma transmissão continuamente variável (CVT) aplicada em um protótipo do tipo BAJA SAE

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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (972.1Kb)
Autorizao Manancial.pdf (115.8Kb)
Data
2021-10-08
Autor
Junior, Charles de Oliveira Rosa
Metadata
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Resumo
Com o crescimento do mercado automotivo, preocupações ambientais e clientes cada vez mais exigentes em relação ao conforto, desempenho e economia de combustível, torna-se necessário avaliar opções para satisfazer esses requisitos. O uso de transmissões continuamente variáveis (CVT) está se tornando uma alternativa para satisfazer essas necessidades. Este tipo de transmissão permite que o motor trabalhe em sua faixa de máxima eficiência, variando a sua relação de transmissão de maneira contínua, sem mudanças abruptas no torque ou velocidade de saída, enquanto a velocidade do veículo aumenta. Este trabalho destina-se a apresentar o desenvolvimento de um modelo de simulação numérica que se destina a avaliar o comportamento dinâmico de um veículo do tipo Baja SAE da equipe Bombaja UFSM, através da modificação de características construtivas (massa dos flyweights) da CVT. Devido à complexidade do comportamento da CVT e o elevado tempo de testes experimentais com este componente, busca-se com essa ferramenta minimizar o tempo de testes da equipe e propiciar a análise e tomada de decisão rápida na escolha da melhor configuração do componente que irá proporcionar o melhor desempenho longitudinal do veículo. Com o auxílio do software Matlab®, simulações foram realizadas considerando as forças provenientes dos acionadores da polia motora e movida, além das forças resistivas ao movimento do veículo, que interferem diretamente no desempenho longitudinal do protótipo. Com o objetivo de comparar os resultados obtidos por meio das simulações realizadas, um procedimento experimental foi realizado utilizando flyweights com massa de 100 gramas e o protótipo submetido a percorrer o mesmo trajeto da prova de aceleração e velocidade (A&V). Durante o percurso foram aferidas a velocidade angular da roda dianteira e traseira do protótipo, rotação do motor e o tempo de deslocamento no percurso. A comparação entre os resultados obtidos por meio dos testes experimentais com a simulação apresentou valores satisfatoriamente próximos, todavia os resultados obtidos por meio da simulação apresentaram valores mais conservadores, devido ao modelo computacional não considerar os efeitos do escorregamento da correia trapezoidal nas polias da CVT, assim como, desconsiderar as perdas que ocorrem entre o par pneu-pista.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22537
Coleções
  • TCC Engenharia Mecânica [59]

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