dc.contributor.advisor | Polacinski, Edio | |
dc.creator | Casemiro, Gabriel Banqueri | |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T18:58:03Z | |
dc.date.available | 2021-10-22T18:58:03Z | |
dc.date.issued | 2021-01-27 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22543 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This research aimed to verify how symbolic arrangements – legislation, public policies, affirmative
policies, actions of public agents, etc. – materialized in the symbolic and physical arrangements of the
Federal University of Santa Maria, Palmeira das Missões Campus (UFSM-PM) – promote accessibility,
presenting themselves as paths or barriers for the inclusion – insertion and permanence – of People with
Disabilities (PwDs) in Higher Education, more specifically, at UFSM-PM. For that, it used bibliographic,
documentary research and case study. Data collection, using the questionnaire, was performed using the
Google Forms tool. Data analysis was carried out from a quantitative point of view – statistical analysis –
and from a qualitative point of view – data interpretation, based on a theoretical framework in the areas of
Production Administration, Humanities and Social Sciences, when dedicated to the study of symbolic and
physical arrangements, accessibility and inclusion of PwDs. The results obtained by the research showed
that the academic community of UFSM-PM practices principles that drive the social inclusion of PwDs
students – human rights, citizenship, democracy, inclusive culture, accessibility, autonomy, etc. –,
understanding the layout of UFSM-PM as accessible, However, the same community is unaware of the
specificities of the materialization of inclusive symbolic arrangements in inclusive physical arrangements,
as they are presented, both in the theoretical framework and in the documentary research, which showed
that UFSM-PM only partially meets the requirements of accessibility foreseen in Law, Regulations and
Universal Design for insertion and permanence of PwD students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Administração da produção | por |
dc.subject | Arranjos simbólicos inclusivos | por |
dc.subject | Layouts inclusivos | por |
dc.subject | PcDs | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.title | Inclusão de pessoas com deficiência em universidades federais: caminhos e barreiras | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetivou verificar como arranjos simbólicos – legislação, políticas públicas, políticas
afirmativas, ações de agentes públicos, etc, – materializados nos arranjos simbólicos e físicos da
Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões (UFSM-PM) – promovem
acessibilidade, se apresentando como caminhos ou barreiras para a inclusão – inserção e permanência – de
Pessoas com Deficiência (PcDs) no Ensino Superior, mais especificamente, na UFSM-PM. Para tanto, se
valeu de pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso. A coleta de dados, a partir da aplicação de
questionário, foi realizada por meio da ferramenta Google Forms. A análise de dados foi realizada de um
ponto de vista quantitativo – análise estatística – e de um ponto de vista qualitativo – interpretação de
dados, a partir de referencial teórico das áreas de Administração da Produção, Ciências Humanas e Sociais,
quando dedicadas ao estudo de arranjos simbólicos e físicos, acessibilidade e inclusão de PcDs. Os
resultados obtidos pela pesquisa evidenciaram que a comunidade acadêmica da UFSM-PM pratica
princípios que movem a inclusão social de discentes PcDs – direito humano, cidadania, democracia, cultura
inclusiva, acessibilidade, autonomia, etc –, entendendo o layout da UFSM-PM como acessível, todavia, a
mesma comunidade mostra desconhecer as especificidades da materialização de arranjos simbólicos
inclusivos em arranjos físicos inclusivos, tal como se apresentam, tanto no referencial teórico, quanto na
pesquisa documental, que evidenciaram que a UFSM-PM atende, apenas parcialmente, aos requisitos de
acessibilidade previstos em Lei, Regimentações e Desenho Universal para inserção e permanência de
discentes PcDs | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |