Inadimplência no serviço mecânico de automóveis: um estudo de caso sobre as suas causas na mecânica automotor em Palmeira das Missões - RS
Resumen
Devido a globalização de mercados, promulgada pelos avanços das tecnologias de comunicação e
informação, as finanças tiveram que se atualizar na medida em que possam acompanhar as novas tendências,
visando não só a permanência em cenários cada vez mais competitivos, mas também, ampliar seus nichos de
mercado, aos quais tendem a se tornarem cada vez mais internacionais. Os gestores precisam estar sempre atentos
e em busca de estratégias para manter a empresa protegida dos riscos externos e reduzindo o máximo possível
causas que possam deixar a saúde financeira da empresa em risco. Levando em consideração a economia atual do
Brasil, que se encontra em uma crise econômica, promulgada pela contração do mercado comprador, ao qual teve
que se readequar ao contexto pandêmico, devido ao COVID IX, o que está preocupando os gestores, é o crescente
número de inadimplência que ocorre por vários motivos, como desemprego e problemas financeiros. Diante disso,
o principal objetivo desse estudo foi identificar os fatores causadores da inadimplência na empresa Mecânica
AutoMotor, localizada na cidade de Palmeira da Missões-RS, e assim, foi-se possível trazer sugestões de melhorias
futuras para a empresa através da ferramenta 5W2H. Os dados foram coletados através de uma entrevista
estruturada e, após serem analisados, os resultados foram divididos em quatro categorias de análise: satisfação
com o serviço, forma de pagamento, motivação para o não pagamento e plano de ação. Diante disso, foi possível
traçar um plano de estratégias a fim de sugerir soluções de melhorias a empresa, como formalizar a seção de
pagamentos, sem ser na base da confiança; implantar um sistema gerencial, dessa forma ter todos os dados
importantes dos clientes da empresa; estabelecer um sistema de cobrança formal e com regras claras e simples,
assim, poder minimizar o número de inadimplentes e contribuir significativamente com a saúde financeira da
organização. Foi possível também identificar pontos positivos que os clientes prezam muito. Nesse contexto, um
exemplo disto é a pontualidade da empresa em entregar o carro que estava em conserto, e o bom relacionamento
com o proprietário e os empregados. Assim como positivos, também foi possível identificar pontos negativos, os
quais a empresa necessita focar seus esforços para que haja melhorias. Diante disso, como limitações do estudo,
se destaca o fato de não conseguir acesso a todos os inadimplentes da empresa. Para estudos futuros, sugere-se que
se aplique esta pesquisa em outras empresas, para que possam se basear e identificar seus problemas e soluciona los
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- TCC Administração - PM [161]
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