dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Scheffler, Vera Beatriz Bauer | |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T12:55:23Z | |
dc.date.available | 2016-10-21T12:55:23Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2256 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This work is a reflection of the discourses of educational policies and their
implications in power relations of school spaces. In this sense, this monograph
objective analyze the character antagonist of educational reforms e your implications
in the power relations school space. The analyze going of the follow-on
problematical: the extent to which the management, on the antagonistic character of
educational reforms, can organize relations that permeate the school spaces to
institute democratic management of public schools? For this relied on a qualitative
approach using the procedure of the research literature, thus presenting the
interpretation of a reality in works relevant to the academic world. Among the studies
was chosen by the theoretical bases of changes and challenges of the proposed
democratic school management, as well as the guidelines and bases for national
education and legislation that support our theme. Taking the management as a field,
it has the need to understand its genesis and social relations on the power and its
implications in school spaces. One can score an outlet for the power relations that
are woven in school, to hypothesize horizontal management pathways in the
organization of school spaces. In this case, the organization of school is think nor for
line vertical, closed, isolate in itself, but the contrary, oriented on democratic
principles. At take references the school it open for the different opinions,
reinterpretation the denote (explicit and implicit) means of continuous and complex
processes of exchange negotiation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Relações de poder | por |
dc.subject | Vias horizontais | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | As vias horizontais de gestão: a reestruturação das relações de poder na escola | por |
dc.title.alternative | Horizontal pathways management: the restructuring of power relations in school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é uma reflexão dos discursos das políticas educacionais e suas
implicações nas relações de poder dos espaços da escola. Nesse sentido, esta
monografia objetiva analisar o caráter antagônico das reformas educacionais e suas
implicações nas relações de poder nos espaços escolares. A análise partiu da
seguinte problemática: em que medida a gestão, diante do caráter antagônico das
reformas educacionais, pode organizar as relações que permeiam nos espaços
escolares para instituir a gestão democrática da escola pública? Para tanto, apoiouse
na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica,
apresentando assim a interpretação de uma realidade com base em obras
relevantes do universo acadêmico. Dentre os estudos optou-se pelas bases teóricas
das mudanças e desafios da proposta democrática da gestão escolar, como também
as diretrizes e bases da educação nacional e da legislação que embasam a nossa
temática. Tomando a gestão como campo, tem-se a necessidade de compreender
sua gênese social e as relações acerca do poder e suas implicações nos espaços
escolares. Pode-se pontuar uma saída para as relações de poder que se tecem na
escola, ao lançar a hipótese de vias horizontais de gestão na organização dos
espaços escolares. Nesse caso, a organização da escola é pensada não por uma
linha vertical, fechada e isolada em si mesma, mas ao contrário, orientada nos
princípios democráticos. Ao tomar essa referência a escola se abre para as
diferentes opiniões, reinterpretando os significados (explícitos e implícitos) mediante
contínuos e complexos processos de intercâmbio e negociação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |