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dc.contributor.advisorCasarin, Melânia de Melo
dc.creatorCosta, Maria Izabel Pereira
dc.date.accessioned2016-10-22T12:04:46Z
dc.date.available2016-10-22T12:04:46Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2263
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOficinas pedagógicaspor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.titlePráticas educativas na educação de surdos: a observação e estimulação das competências de aprendizagem no contexto das oficinas pedagógicaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o seu lócus nos estudos sobre as oficinas pedagógicas, como espaços de reflexão e de aprendizagem sobre a prática educativa na educação de surdos. Trata-se de um contexto educativo que visa oportunizar uma metodologia de ensino capaz de promover uma aprendizagem voltada ao trabalho criativo de seus participantes. Busca-se desenvolver suas competências a partir das inteligências múltiplas, classificadas por Howard Gardner, através da observação, da produção e da utilização de materiais artísticos, como elementos imprescindíveis à motivação, ao estímulo e criação de conhecimentos. Considerou-se, também, o trabalho individual concomitante às tarefas socializadas, integrando teoria e a prática, oportunizando aos alunos desenvolverem-se, o mais integralmente possível, na área de competência em que se inserem. Para tanto, utilizou-se, como sustentação teórica, os postulados propostos por Howard Gardner sobre a teoria das inteligências múltiplas. Esta teoria permitiu a compreensão das diferentes formas e estilos de práticas educativas, bem como dos mecanismos que as pessoas têm e utilizam para conhecerem-se a si mesmas e ao seu universo social, sob constante interação sócio-cultural. Foram utilizados, também, os enunciados da psicologia histórico cultural dos sujeitos, enquanto seres socialmente organizados e influenciados pelas ações do grupo/meio social em que vivem, de Lev Vygotsky. Portanto, neste estudo, pretendese mostrar o desenvolvimento das competências e habilidades dos sujeitos investigados, em sua vida diária, estudantil e profissional, em decorrência de atividades incentivadas, exploradas e construídas durante as oficinas propostas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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