Articulação entre as alfabetizações científica, midiática e informacional com a temática imunidade
View/ Open
Date
2021-08-25Primeiro membro da banca
Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei
Segundo membro da banca
Santiago, Gisele
Metadata
Show full item recordAbstract
O estudo desenvolvido nesta dissertação tem como foco principal investigar as relações entre as alfabetizações midiática e informacional com a científica, na perspectiva do contexto e melhoria do ensino de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida em duas abordagens: (1) a análise do contexto histórico e fundamentos teóricos das alfabetizações, e (2) a elaboração de uma proposta didática, articulando as três alfabetizações com a temática Imunidade. Na primeira abordagem, identificamos as origens e os principais conceitos das alfabetizações. Para isso, organizamos e delimitamos informações relevantes para a compreensão das relações entre os três tipos de alfabetização e o ensino de Ciências. Além disso, analisamos a presença dos termos dos três tipos de alfabetização em dissertações e teses que integram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). De forma simples, podemos conceituar as alfabetizações através de três competências específicas: alfabetização midiática em ‘saber como buscar fontes confiáveis’; alfabetização informacional em ‘saber como interpretar informações’; e alfabetização científica em ‘saber como é o processo de elaboração e progresso da ciência’. Na segunda abordagem, apresentamos um caderno com cinco atividades para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Na versão do professor, o material busca levar o aluno a entender as nuances da desinformação, explorando as causas e consequências do fenômeno contemporâneo da superabundância informacional acerca da temática Imunidade. A sequência didática conta com os objetivos de investigação do docente; competências a serem desenvolvidas pelos alunos; público-alvo; tempo previsto; formato do encontro; e procedimentos de execução. São associados procedimentos/materiais diversos para serem aplicados em momentos síncronos e assíncronos. Entre as atividades, contemplam-se uma dinâmica expositiva dialogada; um jogo do bingo; a resolução de uma WebQuest; a elaboração de um Pitch; e uma gincana de revisão. Ao se indagar com o “quê” e “como” se ensina Ciências na Educação Básica, é fundamental refletir a forma que os estudantes estão realizando a leitura dos conteúdos sobre à própria Natureza da Ciência. O papel desempenhado pela escola na educação formal dos sujeitos é fundamental nesse contexto. Despertar o interesse das pessoas pelos problemas do cotidiano é a primeira etapa para combater a desinformação. Orientar as pessoas a buscar informações sobre como a ciência responde a esses problemas é a segunda etapa, uma vez que não podemos evitar que a desinformação seja produzida, mas evitar que ela se espalhe. Associar saberes e habilidades da alfabetização científica com a alfabetização midiática e informacional no ensino de Ciências significa, portanto, proporcionar ao estudante condições de entender o processo pelo qual os conhecimentos científicos são formulados e validados, visto que a Ciência também precisa ser lida e interpretada.
The following license files are associated with this item: