Estratégias de gestão da informação do processo ambulatorial do HUSM face à Lei de Acesso à Informação
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Data
2020-08-21Primeiro membro da banca
Constante, Sônia Elisabete
Segundo membro da banca
Brito, Lucas Charão
Metadata
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A busca, complexidade e o gerenciamento de informações na área de saúde pública envolvem
uma diversidade de questionamentos e necessidades a serem observadas, como: sigilo,
divulgação de imagem, honra, pesquisas, pois sabe-se que as instituições de saúde devem ter
um controle diferenciado e alinhado na Lei de Acesso à Informação (LAI) nestas questões.
Desta forma, existe a necessidade de estratégias que atendam estas demandas tanto para os
profissionais quanto para os pacientes e que cumpram as legislações pertinentes e garantam
transparência nas suas ações. O trabalho é uma pesquisa com ênfase na gestão da informação
em serviços de saúde, sob a ótica da LAI, especificamente no Setor de Regulação e Avaliação
em Saúde do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM, RS). O estudo teve por objetivo
alinhar as atividades de gestão desenvolvidas dentro do Hospital, focadas na área ambulatorial
assistencial. Utilizou-se como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, análise
documental e entrevistas semiestruturadas, com intuito de realizar um mapeamento dos
processos utilizados nas práticas de gestão da informação no setor, para desta forma instigar os
profissionais a adotar as estratégias propostas pela instituição, alinhadas com a LAI e obter um
maior controle, qualidade e transparência na gestão da informação e tomadas de decisões. Com
a coleta de dados, e através da análise documental, foi mapeado o fluxo dos processos
desenvolvidos no setor, e a aplicação dos questionários das entrevistas o que pode fielmente
verificar as lacunas do setor e o alinhamento das estratégias de gestão da informação face à
LAI, propondo, como resultado, uma lista de sugestões, com intuito de organizar o
planejamento de estratégias adequadas que atendam às necessidades dos gestores dos serviços
de saúde do HUSM no Setor de Regulação e Avaliação em Saúde (SERAS). E também que
estas beneficiem os usuários da instituição, como um todo, cumprindo os requisitos da LAI,
garantindo os princípios do SUS e promovendo transparência no acesso as informações dos
serviços prestados na área assistencial ambulatorial.
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