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dc.contributor.advisorBaroni, Magnos
dc.creatorMeurer, Pedro Henrique Sartoretto
dc.date.accessioned2021-11-09T12:26:55Z
dc.date.available2021-11-09T12:26:55Z
dc.date.issued2020-11-26
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22761
dc.description.abstractThe vehicle loading that affects pavements, as well as the loads frequency and duration, go through intense changes, demanding better performance of materials that compound a road structure. In this conxtet, the development of a new pavements design method is essential, since the current method does not cover the most recurrent rupture mechanisms in the country. The study aimed to analyze the resilient behavior of a soil from Mato Grosso, Brazil, known as laterite gravel with granular texture. This material is widely employed as a pavement layer and tends to behave satisfactorily. The material was compacted at intermediate energy and tested for resilient modulus (RM). The RM of the studied soil presented high average value, around 330 MPa, presenting a good bearing capacity and potential use as base course layer in local pavements. If compared to recurrent solution, a slight disadvantage of this current soil is perceived, towards the pavements collapse due the surface fatigue cracking.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCascalho lateríticopor
dc.subjectMódulo de resiliênciapor
dc.subjectSolospor
dc.subjectPavimentaçãopor
dc.subjectPavementeng
dc.subjectSoilseng
dc.subjectResilient moduluseng
dc.subjectGravel lateriteeng
dc.titleAvaliação do comportamento resiliente de um cascalho laterítico do Mato Grosso empregado em estrutura de pavimento dimensionado pelo MeDiNapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoO carregamento dos veículos que solicitam os pavimentos, bem como a frequência e a duração de suas cargas passam por intensas mudanças, demandando melhor desempenho dos materiais constituintes de uma estrutura rodoviária. Nesse contexto, a elaboração de um novo método de dimensionamento nacional de pavimentos se torna fundamental no Brasil, visto que o atual método não abrange os mecanismos de ruptura mais observados no país. Este estudo buscou analisar o comportamento resiliente de um solo mato-grossense, conhecido como cascalho laterítico que possui textura granular. Esse material é amplamente utilizado como camada de pavimento e tende a se comportar satisfatoriamente. O material foi compactado na energia intermediária e ensaiado para o módulo de resiliência (MR). O MR do solo estudado apresentou valor médio elevado, na ordem dos 330 MPa, demonstrando uma boa capacidade de suporte e potencial emprego como camada de base de pavimentos locais. Quando comparado com outra solução corriqueiramente utilizada, observou-se que uma pequena desvantagem do solo do presente estudo frente ao rompimento do pavimento por fadiga.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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