dc.contributor.advisor | Dotto, Fernando Marcuzzo | |
dc.creator | Oliveira, Marília Paula de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2021-11-09T18:09:54Z | |
dc.date.available | 2021-11-09T18:09:54Z | |
dc.date.issued | 2021-03-10 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22763 | |
dc.description.abstract | In the last twenty years, there has been a drastic reduction in the amount of traffic accidents
and deaths on Brazilian roads; however, statistics remain alarming. Thus, it is necessary to
seek innovative methods to create new solutions with a bigger impact. To contribute to this
area of study, the main theme of this work is to evaluate an application of the knowledge
related to the user experience while conceiving highway designs, intending to reduce traffic
accidents in Brazil. The methodology consists of basic strategic research and a conclusion is
reached from a qualitative analysis of concepts raised through bibliographic procedures.
Given that driver's behavior has been proved as an important cause of traffic accidents, the
use of design methodologies in the development of highway projects has been noticed as a
positive impact. To make the application of user experience in transport engineering tangible,
the series of "M" highways and the use of intelligent highways are presented. Despite there
are few models that demonstrate the use of user experience in the development of solutions
for transport systems, the cases examined have positive results, proving the positive potential
of implementing this design strategy in the sphere of traffic engineering. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Acidente de trânsito | por |
dc.subject | Experiência do usuário | por |
dc.subject | Engenharia de tráfego | por |
dc.subject | Design thinking | eng |
dc.subject | Traffic accident | eng |
dc.subject | User experience | eng |
dc.subject | Traffic engineering | eng |
dc.title | Avaliação do comportamento do motorista como ferramenta para a redução de acidentes de trânsito no Brasil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | Nos últimos vinte anos houve uma significativa redução no número de acidentes de trânsito e
na quantidade de óbitos em vias brasileiras; todavia as estatísticas seguem preocupantes.
Dessa forma, se faz necessário buscar métodos inovadores para a criação de novas soluções
com a finalidade de alcançar maiores impactos. Visando contribuir para essa área de estudo, a
principal temática deste trabalho é avaliar a aplicação do saber relacionado à experiência do
usuário durante o desenvolvimento de projetos de rodovias com a intenção de reduzir os
acidentes de trânsito no Brasil. A metodologia consiste em uma pesquisa básica estratégica e
a conclusão é alcançada a partir de uma análise qualitativa de conceitos levantados mediante
procedimentos bibliográficos e documentais. Em consequência do comportamento do
motorista ser comprovadamente uma importante causa de sinistros de trânsito comprovou-se
um impacto positivo do uso de metodologias de design no desenvolvimento de projetos
rodoviários. Com o propósito de tangibilizar a aplicação do estudo sobre a experiência do
usuário no âmbito da engenharia de transportes, são apresentadas a série de Rodovias "M" e o
uso de autoestradas inteligentes. A despeito de serem poucos os modelos que demonstram o
uso da experiência do usuário no desenvolvimento de soluções para sistemas de transporte, os
casos apresentados alcançaram resultados positivos, comprovando a potencialidade positiva
da implementação dessa estratégia de design na esfera da engenharia de tráfego. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |