Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDotto, Fernando Marcuzzo
dc.creatorOliveira, Marília Paula de Araújo
dc.date.accessioned2021-11-09T18:09:54Z
dc.date.available2021-11-09T18:09:54Z
dc.date.issued2021-03-10
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22763
dc.description.abstractIn the last twenty years, there has been a drastic reduction in the amount of traffic accidents and deaths on Brazilian roads; however, statistics remain alarming. Thus, it is necessary to seek innovative methods to create new solutions with a bigger impact. To contribute to this area of study, the main theme of this work is to evaluate an application of the knowledge related to the user experience while conceiving highway designs, intending to reduce traffic accidents in Brazil. The methodology consists of basic strategic research and a conclusion is reached from a qualitative analysis of concepts raised through bibliographic procedures. Given that driver's behavior has been proved as an important cause of traffic accidents, the use of design methodologies in the development of highway projects has been noticed as a positive impact. To make the application of user experience in transport engineering tangible, the series of "M" highways and the use of intelligent highways are presented. Despite there are few models that demonstrate the use of user experience in the development of solutions for transport systems, the cases examined have positive results, proving the positive potential of implementing this design strategy in the sphere of traffic engineering.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcidente de trânsitopor
dc.subjectExperiência do usuáriopor
dc.subjectEngenharia de tráfegopor
dc.subjectDesign thinkingeng
dc.subjectTraffic accidenteng
dc.subjectUser experienceeng
dc.subjectTraffic engineeringeng
dc.titleAvaliação do comportamento do motorista como ferramenta para a redução de acidentes de trânsito no Brasilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoNos últimos vinte anos houve uma significativa redução no número de acidentes de trânsito e na quantidade de óbitos em vias brasileiras; todavia as estatísticas seguem preocupantes. Dessa forma, se faz necessário buscar métodos inovadores para a criação de novas soluções com a finalidade de alcançar maiores impactos. Visando contribuir para essa área de estudo, a principal temática deste trabalho é avaliar a aplicação do saber relacionado à experiência do usuário durante o desenvolvimento de projetos de rodovias com a intenção de reduzir os acidentes de trânsito no Brasil. A metodologia consiste em uma pesquisa básica estratégica e a conclusão é alcançada a partir de uma análise qualitativa de conceitos levantados mediante procedimentos bibliográficos e documentais. Em consequência do comportamento do motorista ser comprovadamente uma importante causa de sinistros de trânsito comprovou-se um impacto positivo do uso de metodologias de design no desenvolvimento de projetos rodoviários. Com o propósito de tangibilizar a aplicação do estudo sobre a experiência do usuário no âmbito da engenharia de transportes, são apresentadas a série de Rodovias "M" e o uso de autoestradas inteligentes. A despeito de serem poucos os modelos que demonstram o uso da experiência do usuário no desenvolvimento de soluções para sistemas de transporte, os casos apresentados alcançaram resultados positivos, comprovando a potencialidade positiva da implementação dessa estratégia de design na esfera da engenharia de tráfego.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto