Descrição e análise de eventos e práticas de letramentos: em perspectiva o curso técnico em mecânica integrado
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Data
2021-05-10Primeiro membro da banca
Rios, Guilherme Veiga
Segundo membro da banca
Bevilaqua, Raquel
Metadata
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Assumindo a perspectiva social dos estudos sobre letramentos e da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1995, 1992, 2016), a presente pesquisa é um estudo de caso que objetiva descrever e analisar eventos e práticas de letramentos de estudantes do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, a fim de verificar em que medida existe um diálogo entre o letramento profissional e o escolar. Com isso, partimos de conceitos como eventos de letramentos, compreendido como episódios observáveis que surgem das práticas sociais e letradas e do conceito de práticas de letramento, entendido como os modos gerais de usar a escrita em eventos. A partir disso, buscamos: i) identificar quais gêneros discursivos os estudantes do Ensino Médio Integrado em Mecânica leem e escrevem; ii) mapear os eventos de letramento(s) mediados por textos escritos para descrever a comunidade; e, iii) verificar como se caracterizam os usos sociais da escrita nessa comunidade. Os dados foram gerados a partir de um questionário semiestruturado e entrevista, respondido por 6 participantes, cujas questões evidenciaram o processo de leitura e de produção textual no Ensino Médio Integrado (EMI). Para análise dos dados, foram empregados os seguintes procedimentos: i) descrição dos eventos de letramentos a partir dos dados coletados no questionário semiestruturado e na entrevista; ii) identificação e análise de elementos do Sistema de Transitividade – Processos, Participantes e Circunstâncias; iii) interpretação com base em elementos do Sistema de Transitividade; iv) identificação dos usos sociais da escrita na comunidade e, por fim, v) relato escrito tendo em vista o método de estudo de caso. Nesse sentido, identificamos práticas de leitura e produção compartilhadas nas disciplinas básicas e técnicas. A análise das práticas de leitura nas disciplinas básicas e técnicas/profissionalizantes demonstrou um amplo reconhecimento do livro didático e do gênero relatório. A análise das práticas de produção textual indicou que os estudantes efetivam sua participação nos eventos das disciplinas básica e técnicas ao produzirem relatórios, resumos e respostas dissertativas. Em relação ao diálogo disciplinar, os dados apontam que há um forte diálogo entre disciplinas técnicas e que estas desempenham um papel central em relação às disciplinas básicas. Esses resultados revelam a necessidade de uma prática pedagógica interdisciplinar de modo que o estudante esteja engajado a participar de atividades especializadas dessa comunidade.
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