dc.creator | Pazinato, Cássius Selvero | |
dc.date.accessioned | 2021-11-16T16:52:06Z | |
dc.date.available | 2021-11-16T16:52:06Z | |
dc.date.issued | 2021-06-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22812 | |
dc.description.abstract | The present research, affiliated to the French Pêcheuxtiana discourse analysis, aims to understand how the meanings and discursive memory are constituted in Henfil’s cartoons published in the newspaper O Pasquim under the terms of Institutional Act Number 5 (AI-5), which was in force from 1968 to 1978. For that, among the cartoons published by Henfil in O Pasquim in that period, we selected for analysis discursive clippings referring to some of the themes that were contemplated by the AI-5, such as, for example, the restriction on freedom of expression and the so-called “economic miracle”. From that, we make some observations about the constitution of the historical-discursive process of these materialities from where meanings emerge, provided by the inter-discourse, looking at them, as a social practice, to understand the functioning of the discourse, its relationship with the subjects and with the ideology (ORLANDI, 2005). We try to verify the functioning of the speech in a combination of verbal and non-verbal elements, giving visibility to the ideological aspects, and the production conditions in which the AI-5 sayings are inscribed. Henfil’s cartoons, using humor and irony, produce effects of contesting meanings, making it possible to understand language as space of resistance, mistakes and subjectivity. Our work is divided into four chapters: In the first chapter, we cover the path of the history of the press in Brazil until the emergence of O Pasquim; in chapter two, we explain the history of the Brazilian military dictatorship, emphasizing AI-5, when the newspaper O Pasquim appeared, we also bring the story of Henfil’s professional life; in chapter three we trace a theoretical-methodological path through AD and in chapter four we describe and theoretically problematize our corpus to arrive at the analytical procedure. From the developed study, it was possible to understand that, more than reaching the general objective of the research project, the dissertation work was able to leverage very important political-ideological understanding in the scope of the study of a questioning press and to position graphic humor as a factor that enhances transgression of understanding in readers and symbolic resistance. It is always clear how the cartoon reveals its potential for mobilization and resistance, linked to the publication and its historical context, driven by humor as a constitutive element. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Memória discursiva | por |
dc.subject | Resistência | por |
dc.subject | AI-5 | por |
dc.subject | Imagem e humor | por |
dc.subject | Discursive memory | eng |
dc.subject | Resistance | eng |
dc.subject | AI-5 | eng |
dc.subject | Image and humor | eng |
dc.title | Os sentidos produzidos nas charges de Henfil no jornal O Pasquim sobre o AI-5 | por |
dc.title.alternative | The meanings produced in Henfil’s cartoons in the newspaper O Pasquim about AI-5 | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, filiada à Análise de Discurso de Linha Francesa Pêcheuxtiana, tem o objetivo de compreender como se consituem os sentidos e a memória discursiva nas charges de Henfil publicadas no jornal O Pasquim sob a vigência do Ato Institucional Número 5 (AI-5), que vigorou de 1968 a 1978. Para tanto, dentre as charges publicadas por Henfil no O Pasquim nesse período, selecionamos para análise recortes discursivos referentes a algumas das temáticas que foram contempladas pelo AI-5, como por exemplo, a restrição à liberdade de expressão e o chamado “milagre econômico”. A partir disso, tecemos algumas observações sobre a consituição do processo histórico-discursivo dessas materialidades de onde emergem sentidos, fornecidos pelo interdiscurso, olhando para elas, enquanto prática social, para compreendermos o funcionamento do discurso, a sua relação com os sujeitos e com a ideologia (ORLANDI, 2005). Procuramos verificar o funcionamento do discurso em uma combinação de elementos verbais e não-verbais, dando visibilidade aos aspectos ideológicos, e as condições de produção em que os dizeres do AI-5 estão inscritos. As charges de Henfil, utilizando-se do humor e da ironia, produzem efeitos de sentidos contestatórios, possibilitando entender a língua como espaço de resistência, equívocos e de subjetividade. Nosso trabalho é dividido em quatro capítulos: No primeiro capítulo, abordarmos o percurso da história da imprensa no Brasil até o surgimento d’O Pasquim; no capítulo dois, explanamos a história da ditadura militar brasileira, dando ênfase ao AI-5, momento em que surgiu o jornal O Pasquim, também trazemos a história da vida profissional de Henfil; no capítulo três traçamos um percurso teórico-metodológico pela AD e no capítulo quatro descrevemos e problematizamos teoricamente o nosso corpus para chegarmos ao procedimento analítico. A partir do estudo desenvolvido, foi possível compreender que, mais do que alcançar o objetivo geral do projeto de pesquisa, o trabalho dissertativo foi capaz de alavancar compreensões político-ideológicas importantíssimas no escopo do estudo de uma imprensa questionadora e posicionar o humor gráfico como um fator que potencializa trangressão de entendimento nos leitores e resistência simbólica. Fica sempre nítida como a charge revela seu potencial mobilizador e de resistência, vinculada à publicação e seu contexto histórico, impulsionada pelo humor como elemento consitutivo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Scherer, Amanda Eloina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0683532681929143 | por |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Lucília Maria Abrahão e | |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Caciane Souza de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6744410127817150 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |