Mostrar registro simples

dc.creatorPiovesan, Carolina
dc.date.accessioned2021-11-16T17:21:39Z
dc.date.available2021-11-16T17:21:39Z
dc.date.issued2021-05-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22815
dc.description.abstractThe current work aims to understand the teaching of Portuguese language, in the 1950s until the 1970s, in a region where signs of Italian language predominated. The motivation that leads to carry out this study is linked to the interest in producing background about the knowledge of the mother tongue — the language learned by the families — in the region of the Fourth Colony of Italian Immigration. Therefore, in this research, we propose to talk about the stories and memories of teachers who worked with the teaching and learning of the Portuguese language, in this place of Italian immigration, from Rio Grande do Sul. For that, it is necessary to know about the history of Italian immigration in Brazilian territory and about the constitution of Portuguese language teaching in Brazil. The theoretical perspective that underlies the research refers to the History of Linguistic Ideas (HIL) related to Discourse Analysis (AD) of French line. Thus, when considering the discursive practices of teachers, we are building meanings that represent the social, historical and ideological positions of these subjects who teach the language. To carry out the study, we sought to analyze recordings of interviews with literacy teachers, contained in a database under construction, during the mentioned period. Thus, based on the theoretical device of Discourse Analysis, we investigate our object of study, the teachers' discourse, and mobilize the different analytical devices, which are constituted throughout the analysis.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLínguapor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLanguageeng
dc.titleO ensino de língua portuguesa na Quarta Colônia de Imigração Italiana no RS: história e memóriapor
dc.title.alternativePortuguese language teaching in the Fourth Colony of Italian Immigration in RS: history and memoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender o ensino de língua portuguesa, entre as décadas de 1950 até 1970, em uma região em que predominavam marcas da língua italiana. A motivação que leva a realizar tal estudo está ligada ao interesse em produzir conhecimento acerca do saber da língua materna — a língua aprendida pelas famílias — na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana. Por isso, nesta pesquisa, nos propomos a versar sobre as histórias e memórias de docentes que trabalharam com o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa, neste local de imigração italiana, do Rio Grande do Sul. Para isso, faz-se necessário conhecer um pouco da história da imigração italiana no território brasileiro e sobre a constituição do ensino de língua portuguesa no Brasil. Esta pesquisa está embasada na perspectiva teórica da História das Ideias Linguísticas articulada com a Análise de Discurso, de linha francesa. Dessa forma, ao considerarmos as práticas discursivas dos professores, estamos construindo sentidos que representam as posições sociais, históricas e ideológicas desses sujeitos que ensinam a língua. Para a realização do estudo, buscamos analisar gravações de entrevistas com professores alfabetizadores, contidas em um banco de dados em construção, durante o período mencionado. Assim, a partir do dispositivo teórico da Análise de Discurso, investigamos nosso objeto de estudo, o discurso dos docentes, e mobilizamos os diferentes dispositivos analíticos, os quais se constituem ao longo das análises.por
dc.contributor.advisor1Martins, Taís da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223110305050343por
dc.contributor.referee1Fragoso, Élcio Aloisio
dc.contributor.referee2Costa, Evellyne Patricia Figueiredo de Sousa
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3412772205050600por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International