Textos factuais em material didático de português como língua de acolhimento: um estudo de gêneros de texto na perspectiva sistêmico-funcional

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Data
2021-05-11Primeiro membro da banca
Sturza, Eliana Rosa
Segundo membro da banca
Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar textos com potencial para instanciar os gêneros das famílias dos procedimentos, dos relatórios e das explicações que fazem parte dos textos factuais, cujo propósito social geral é informar, em material didático específico para o ensino e aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Para atingir o objetivo proposto, são utilizadas bases teóricas da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1989, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014), tendo como foco a abordagem de gênero de texto da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; DEREWIANKA, 2009; CHRISTIE; DEREWIANKA, 2010; ROSE; MARTIN, 2012; EMILIA; CHRISTIE, 2013). Quanto à abordagem metodológica, a presente pesquisa é caracterizada como qualitativa. Como universo de análise, foi selecionado o material didático Pode Entrar – Português do Brasil para Refugiadas e Refugiados (FEITOSA et al., 2015), disponível gratuitamente para download. Fazem parte do corpus de pesquisa 15 textos desse material, os quais têm potencial para instanciar gêneros das famílias em estudo. Os procedimentos analíticos adotados são: descrição das variáveis de registro campo, relações e modo de cada texto selecionado; descrição e análise das ocorrências linguísticas de funções do sistema de transitividade, das funções de fala e do sistema de modalidade; identificação da Estrutura Esquemática de Gênero (EEG) e confirmação do propósito sociocomunicativo e, consequentemente, dos gêneros instanciados nos textos analisados. Como resultado das análises linguísticas, foram identificadas duas instanciações do gênero Protocolo da família dos procedimentos; nove instanciações do gênero Relatório descritivo e duas instanciações do gênero Relatório classificatório da família dos relatórios, e nenhuma instanciação de gêneros da família das explicações. Esses resultados evidenciam que a linguagem, no corpus analisado, está sendo usada principalmente para descrever e classificar as informações que são repassadas aos imigrantes e refugiados por meio de Relatórios descritivos e Relatórios classificatórios e, em escala bem menor, para orientá-los a como agir por meio de Protocolos. Foram identificadas, ainda, duas ocorrências de instanciações não previstas no início do estudo: uma instanciação de Relato histórico, da família das histórias e uma instanciação de Exposição de um ponto de vista, da família dos argumentos. Destaca-se que o conhecimento linguístico acerca dos gêneros analisados pode contribuir para a integração social de imigrantes e refugiados, constituindo-se como uma política linguística inclusiva, visto que facilita o acesso às práticas sociais presentes no dia a dia desse público.
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