Memória, trauma e fragmentação na ficção brasileira pós-64: Zero, de Ignácio de Loyola Brandão, e Em câmara lenta, de Renato Tapajós
View/ Open
Date
2020-02-21Primeiro membro da banca
Porto, Luana Teixeira
Segundo membro da banca
Umbach, Rosani Úrsula Ketzer
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho visa à análise da representação da memória, do trauma e da fragmentação nos romances Zero (1975), de Ignácio de Loyola Brandão, e Em câmara lenta (1977), de Renato Tapajós, escritos durante a Ditadura Militar brasileira (1964-1985). O estudo se justifica porque, devido à censura imposta pelo regime militar então em curso, houve limitações de dados e de documentos que estimulassem a compreensão desse período por parte dos pes-quisadores na área das Ciências Humanas. Em virtude disso, há uma necessidade constante de compreensão das possíveis relações entre memória, trauma e forma em obras que repre-sentam o período histórico em questão, caracterizado pelo autoritarismo. Os romances Zero e Em câmara lenta exemplificam, através do tema e da forma fragmentada, o impacto trau-mático que a violência causou durante esse período da história. Apesar de terem estruturas distintas, a fragmentação aparece na composição formal de Zero e Em câmara lenta como uma tentativa de representar a realidade caótica do período ditatorial e mostrar o impacto traumático causado pelas práticas autoritárias de repressão e, principalmente, da tortura. Ao retomar esse assunto por meio desses romances, esta pesquisa possibilita uma compreensão sobre a sociedade da época a partir da análise das estratégias temáticas e formais emprega-das nas narrativas aliadas à função social dos livros. Além disso, as reflexões apresentadas neste trabalho por meio da análise comparatista dos romances proporcionam a reflexão so-bre a relação entre o trauma, a memória e a fragmentação presentes nas obras, comprovando que esses livros podem ser mecanismos de denúncia da história ditatorial. Pensar sobre a violência da ditadura e a forma como foi representada em algumas obras literárias leva a uma possível compreensão dos processos de constituição do país de modo que as práticas de autoritarismo e de violência não devam ser repetidas no momento presente. Para o embasa-mento dessa abordagem, buscou-se respaldo em autores como Sigmund Freud, Walter Ben-jamin, Dori Laub, Néstor Braunstein Márcio Seligmann-Silva, Jaime Ginzburg, Regina Dal-castagnè e Tânia Pellegrini.
Collections
The following license files are associated with this item: