A socialização organizacional nos campi da UFSM: percepção dos servidores e sugestões de melhorias
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Data
2021-05-27Primeiro membro da banca
Porto, Adriana
Segundo membro da banca
Santos, César Gabriel dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo objetivou analisar a percepção dos servidores ingressantes nos campi da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM) no tocante ao processo de socialização organizacional e a partir dos
resultados, propor melhorias. A fundamentação teórica contemplou quatro tópicos principais, a evolução
da administração pública, a evolução da gestão de pessoas no setor público, a cultura organizacional e
a socialização organizacional. O enfoque do trabalho foi sob a corrente de "táticas organizacionais" de
socialização, na qual a própria instituição estrutura estratégias organizacionais que vão facilitar o
processo de socialização dos indivíduos. O procedimento de coleta de dados foi desenvolvido em duas
etapas: a primeira parte, qualitativa, foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os gestores
dos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Na segunda parte, a
quantitativa, aplicou-se uma survey estruturada com 23 questões fechadas, subdivididas em cinco
blocos, aplicados aos servidores ingressantes na instituição no período de 2016 a 2018, com lotação fora
da sede da UFSM. O procedimento de análise de dados envolveu duas etapas: na primeira parte, a
qualitativa, foi realizada a análise de conteúdo. Já na segunda parte, a quantitativa, foram aplicadas
quatro técnicas de análise: análise descritiva, média das variáveis, Teste t e ANOVA com Post Hoc. As
entrevistas foram feitas via videoconferência, quanto ao questionário, optou-se por aplicá-lo através do
envio de formulário eletrônico aos servidores, o que ocorreu com o auxílio do CPD. Os resultados
indicam, na perspectiva dos entrevistados, que a socialização dos ingressantes nos campi da instituição
é informal, individual, não-sequencial, com estratégias variáveis e isoladas, valendo-se de ações
promovidas pela iniciativa dos colegas ou da chefia/imediata. Além disso, os resultados demonstram a
falta de um repasse eficiente da cultura organizacional da instituição, verificando-se algumas
fragilidades e fragmentos a serem supridos. Diante dos resultados obtidos foi construído um plano de
ação para a gestão dos campi da universidade, com o intuito de demonstrar quais as principais
necessidades de melhorias no processo de socialização dos servidores lotados fora de sede. Dentre as
necessidades de melhoria necessárias no processo de socialização destacam-se: apresentar ao novo
servidor elementos da cultura da UFSM, juntamente com informações relacionadas à vida funcional e
ao serviço público, melhorar o acolhimento no primeiro dia de trabalho fora da sede, capacitar melhor
os ingressantes a respeito das funções que ele irá exercer, além de acompanhar o servidor durante seu
estágio probatório. Em síntese, os entrevistados indicaram algumas percepções satisfatórias, entretanto
melhorias podem ser planejadas e executadas a fim de tornar a socialização organizacional nos campi
um meio para que os servidores se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho
por meio do comprometimento.
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