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dc.contributor.advisorGravina, Heloisa
dc.creatorMachado, Juliano Aguiar
dc.date.accessioned2021-11-19T14:08:30Z
dc.date.available2021-11-19T14:08:30Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22864
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrajetóriapor
dc.subjectDançapor
dc.subjectBailarino-pesquisadorpor
dc.subjectCorpo como orquestra almagadapor
dc.subjectRe-significação das formaspor
dc.subjectProcesso criativopor
dc.subjectEncontros e pontencialidadespor
dc.titleO que me move: encontros e potencialidades criativas em dança na trajetória do bailarino-pesquisadorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationDança-Bachareladopor
dc.description.resumoO trabalho de conclusão de curso Dança Bacharelado tem como campo de investigação a elaboração das minhas potencialidades criativas como bailarino-pesquisador na trajetória da dança, da valorização e o redimensionamento da própria história ao processo de adaptação à graduação, que me propiciou um olhar mais íntimo em relação a mim mesmo e ao conhecimento que vim buscar. Trata da importância do contexto acadêmico na ascensão social negra e na valorização da própria história e trajetória na dança, inclusive das possibilidades de existência, e me trouxe a necessidade de acolher e permitir novas formas no corpo, que me constituíram de um saber mais pleno. A elaboração e a re-significação das formas arraigadas no corpo propiciaram-me um olhar mais sensível para os atravessamentos das diversas perspectivas dos conhecimentos e das práxis, produzindo repertório e resultando em um corpo como orquestra amalgamada. Este trabalho aborda o reconhecimento da resiliência que sempre norteou minha trajetória na dança e na vida até o acesso ao campo acadêmico. A formação acadêmica em dança me fez inicialmente remodelar meu conhecimento, olhar de outras formas, desconstruir padrões estabelecidos, abrir o campo de visão para a pluralidade de modos de fazer e pensar dança, gerar potência na presença de corpo e disponibilidade para qualquer atravessamento. Isto me fez reconhecer minhas cascas, valorizar o motivo da existência delas e poder optar por olhar com carinho para estas formas, explorando a potencialidade em cena. Outro eu construído e que segue sendo atualizado. Processo criativo em busca de minha dança. Nesse processo, pergunto: O que me move, nos encontros e potencialidades, que possa dar propósito como potência criativa em dança para mim, para o leitor e para outros pesquisadores?por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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