dc.contributor.advisor | Silva, Ticiane Arruda da | |
dc.contributor.advisor | Sarturi, Rosane Carneiro | |
dc.creator | Souza, Andréa Lima de Souza | |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T13:24:24Z | |
dc.date.available | 2021-11-22T13:24:24Z | |
dc.date.issued | 2017-03-06 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22905 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Diurno, RS, 2018. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Estágio supervisionado | por |
dc.title | A contribuição do Pibid na construção de aprendizagem na formação acadêmica no estágio | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais, na construção de ensino-aprendizagem na formação inicial como Pedagoga no Estágio Supervisionado no segundo semestre de 2016. O Objetivo geral é analisar a contribuição do Subprojeto Pedagogia/Anos Iniciais do PIBID da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, na construção do ensino e aprendizagem no processo do estágio obrigatório do curso de Pedagogia. Tem como objetivos específicos: Identificar as Políticas Públicas de formação inicial de professores, destacando as ações do PIBID; Reconhecer os processos de ensino-aprendizagem no decorrer da formação inicial como Pedagoga; Compreender a importância das práticas desenvolvidas no estágio supervisionado, considerando as aprendizagens ao longo das atividades do PIBID. A metodologia adotada é abordagem qualitativa do tipo participante, para coleta de dados foi utilizados os diários de campos, as reflexões. Como embasamento teórico foi utilizado como os principais autores: René Barbier (1998 e 2002); José Carlos Libâneo (2001); Paulo Freire (2001), entre outros. Constatou-se que a contribuição programa além de proporcionar uma qualidade na formação inicial, desenvolveu uma qualidade significativa no processo de ensino-aprendizagem no estágio supervisionado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |