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dc.contributor.advisorGirardon-Perlini, Nara Marilene Oliveira
dc.creatorGuimarães, Rosane de Fátima da Silva
dc.date.accessioned2021-11-23T11:09:37Z
dc.date.available2021-11-23T11:09:37Z
dc.date.issued2016-04-14
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22916
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2016.por
dc.descriptionTítulo conforme histórico: Estratégias de marketing social para captar doadores de sangue: avaliação de resultadospor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectServiço de hemoterapiapor
dc.subjectDoadores de sanguepor
dc.subjectBancos de sanguepor
dc.titleCaptação de doadores voluntários de sangue e hemocomponentes: contribuições de uma equipe multiprofissionalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoPartindo do pressuposto de que um dos principais problemas relacionado à doação de sangue refere-se ao número de doadores voluntários, menor que os doadores de reposição, quatro residentes por meio de vivência em um Programa de Residência Multiprofissional, optaram por realizar sua pesquisa junto ao Hemocentro de Santa Maria e serviço de hemoterapia do Hospital Universitário de Santa Maria. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, apresentando como objetivo geral investigar os resultados de ações desenvolvidas nesses dois espaços, sendo estratégias baseadas em marketing social, atividade de acolhimento, atividades de educação continuada, além de posteriormente verificar a demanda reprimida de sangue e hemocomponentes do Hospital Universitário. O presente estudo classifica-se por métodos múltiplos, de caráter descritivo, com abordagem quantitativa. As intervenções foram realizadas durante três meses, sendo posteriormente avaliado qual o efeito de todas estas intervenções a caráter de número de doações comparando com os mesmos meses do ano anterior à pesquisa. O estudo produziu quatro artigos que apresentam os resultados referentes aos objetivos específicos, concluindo que as estratégias de marketing (cartas, telefonemas e e-mails) realizadas de forma planejada, e aliadas a outras ações, podem contribuir para aumentar a captação de doadores de sangue. O uso do Álbum Seriado como instrumento de ensino-aprendizagem em sala de espera, revelou ser uma estratégia eficaz, pois sensibilizou os participantes quanto à importância da doação fidelizada. Com relação à educação continuada, a mesma contribui para promoção do conhecimento das equipes de hemoterapia, tanto do HUSM como do HEMOSM, uma vez que todos os participantes conheciam os critérios para doação de sangue e hemoderivado. No geral, as estratégias realizadas no hemocentro não surtiram efeito positivo na doação de sangue total, porém, contribuíram para o aumento das doações voluntárias de plaquetas por aférese, gerando redução da demanda reprimida deste hemocomponente no Hospital Universitário. O desenvolvimento de práticas assistenciais alicerçadas em uma concepção ampliada de saúde, juntamente com diferentes estratégias, mostrou-se viável na promoção de saúde da comunidade de abrangência do Hospital Universitário e Hemocentro de Santa Maria.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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