dc.contributor.advisor | Birrer, Jucelaine Arend | |
dc.creator | Ré, Vanessa | |
dc.date.accessioned | 2021-11-23T15:52:46Z | |
dc.date.available | 2021-11-23T15:52:46Z | |
dc.date.issued | 2016-04-15 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22930 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2016. | por |
dc.description | Orientador de acordo com plano de estudos no SIE: Sheila Kocourek | por |
dc.description.abstract | This study aimed to describe the user’s perception of the head and neck care line about health education actions in health and disease process and develop a road map proposal that addresses the guidelines in the perioperative period.
This qualitative, descriptive study conducted with patients users of head and neck cancer who underwent surgery at the University Hospital of Santa Maria in the period from January 2014 to July 2015. Study participants were 15 users, and the data were collected through semi-structured interviews and analyzed under the thematic area health education. It was found that the preoperative guidelines include a discussion of the surgical procedure, and devices such as therapeutic dolls has been an innovative and creative resource in understanding the health-disease process reducing anxiety and nervousness establishing a bond of trust with the multidisciplinary team. The biomedical model is still highlighted when the user brings the doctor as a primary care figure, however, in practice it is noticed a gradual change where the integration of the teams approach to expanded clinical activities, singular therapeutic project has fostered integration and visualization skills of each professional core. As for the discharge guidelines, was identified through multidisciplinary approach to encouraging self-care, autonomy of the individual, promotion and prevention, in order to ensure quality in home care. The route guidance was prepared after pact with the management of the service and according to the rules of the institution. It is concluded that health education activities in hospitals contribute to the assistance to users, promoting humane and comprehensive care, the quality of care in health promotion and prevention perspective contributing to a change in educational culture and integration of professional nucleus in the Unified Health System. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação em saúde | por |
dc.subject | Assistência integral à saúde | por |
dc.subject | Assistência perioperatória | por |
dc.subject | Health education | eng |
dc.subject | Integral assistance health | eng |
dc.subject | Perioperative care | eng |
dc.title | Educação em saúde na perspectiva do usuário com câncer de cabeça e pescoço | por |
dc.title.alternative | Health education in user’s perspective with head and neck cancer | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | Esse estudo objetivou descrever a percepção dos usuários da linha de cuidado cabeça e pescoço sobre ações de educação em saúde no processo saúde e doença e elaborar uma proposta de roteiro que contemple as orientações no período perioperatório. Estudo de abordagem qualitativa, descritivo realizado com usuários portadores de câncer de cabeça e pescoço que realizaram cirurgia no Hospital Universitário de Santa Maria no período de janeiro de 2014 e julho de 2015. Participaram do estudo 15 usuários, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados sob o eixo temático educação em saúde. Verificou-se que as orientações pré-operatórias contemplam uma abordagem sobre o procedimento cirúrgico e, dispositivos como os bonecos terapêuticos tem sido um recurso inovador e criativo na compreensão do processo saúde doença reduzindo a ansiedade e nervosismo estabelecendo um vínculo de confiança com a equipe multiprofissional. O modelo biomédico ainda é ressaltado, quando o usuário traz o médico como figura principal do cuidado, no entanto, na prática percebe-se uma mudança gradual onde à integração das equipes com abordagem de atividades de clínica ampliada, projeto terapêutico singular tem fomentado integração e visualização das competências de cada núcleo profissional. Quanto às orientações de alta, identificou-se por meio da abordagem multiprofissional incentivo ao autocuidado, autonomia do sujeito, promoção e prevenção, com vistas a garantir qualidade no cuidado domiciliar. O roteiro de orientações foi elaborado após pactuação com a gerência do serviço e segundo as normas da instituição. Conclui-se que as atividades de educação em saúde no âmbito hospitalar contribuem para a assistência prestada aos usuários, promovendo a humanização e integralidade do cuidado, a qualidade da assistência numa perspectiva de promoção e prevenção de saúde colaborando para uma mudança na cultura educacional e integração dos núcleos profissionais no Sistema Único de Saúde. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |