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dc.contributor.advisorHillig, Clayton
dc.creatorFlores, Jéssica Soares
dc.date.accessioned2021-11-24T11:28:07Z
dc.date.available2021-11-24T11:28:07Z
dc.date.issued2020-07-23
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22943
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2020.por
dc.description.abstractThe present work is to present the environmental conceptions, the role of the socio-environmental representation and the valorization of the pickers working in the municipality of Santiago, RS, who exercise their activities in the Association of Recyclers Prophets of Ecology of Santiago (ARPES). Thus demonstrating the current reality of these, regarding their way of working, their knowledge of Environmental Education and their socio-environmental representativeness. The research took place in five stages starting with study and bibliographic research; choice of qualitative methodologies for data collection (structuring the interview and questionnaire) and methodological technique for data analysis; recognizing the location and conducting the interview; analysis of data with the bibliography; presentation of research to waste pickers. The debate on the results from the interviewees' statements was confronted through the technique of a descriptive and explanatory method with the reference bibliography. For the construction of the qualitative questionnaire applied in the interview, it consists of eight questions that are applied to five people without identification of personal data, three women and two men chosen at random. For the research to be qualitative, data collection is carried out through semi-structured interviews accompanied by an open questionnaire and observation. The questions presented in the open questionnaire are: current public policies in favor of waste pickers in the municipality; the quality of life and work; prejudices and limitations observed during the activity; and his environmental perception related to his socio-environmental appreciation of his profession It was observed that the problems presented in the research resulted in reflections on the results, building debates that can be the subject of new and in-depth research on the topic. It is possible to develop new practices to help diagnose and create new practical projects aimed at Environmental Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPapel socioambientalpor
dc.subjectCatadorespor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.titleEducação ambiental: o papel socioambiental dos catadores atuantes no município de Santiago, RSpor
dc.title.alternativeEnvironmental education: the socio-environmental role of cataters acting in the municipality of Santiago, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO presente trabalho é apresentar as concepções ambientais, o papel da representação socioambiental e a valorização dos catadores atuantes no município de Santiago, RS, que exercem suas atividades na Associação dos Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago (ARPES). Demonstrando, assim a atual realidade desses, quanto a sua forma de trabalho, seu conhecimento sobre Educação Ambiental e sua representatividade socioambiental. A pesquisa ocorreu em cinco etapas iniciando com estudo e pesquisa bibliográfica; escolha de metodologias qualitativas para coleta dos dados (estruturação da entrevista e questionário) e técnica metodológica para análise dos dados; reconhecimento do local e realização da entrevista; análise dos dados junto da bibliografia; apresentação da pesquisa aos catadores. O debate dos resultados a partir das falas dos entrevistados foi confrontado através da técnica de método descritivo e explicativo junto da bibliografia de referência. Para a construção do questionário qualitativo aplicado na entrevista, constitui-se em oito perguntas que são aplicadas para cinco pessoas sem identificação de dados pessoais, sendo três mulheres e dois homens escolhidos aleatoriamente. Para a pesquisa ter caráter qualitativa, realiza-se uma coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada acompanhada de um questionário aberto e a observação. As questões apresentadas no questionário aberto são: as atuais políticas públicas em prol dos catadores no município; a qualidade de vida e no trabalho; preconceitos e limitações constatadas durante a atividade; e sua percepção ambiental relacionada com a sua valorização socioambiental de sua profissão Observou-se que as problemáticas apresentados na pesquisa resultou em reflexões sobre os resultados construindo debates que podem ser assunto em novas pesquisas e aprofundados sobre o tema. Sendo possível o desenvolvimento de novas práticas que visem auxiliar para diagnóstico e criação de novos projetos práticos voltados para a Educação Ambiental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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