Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBridi, Fabiane Romano de Souza
dc.creatorKobielski, Helena Biondo
dc.date.accessioned2016-11-03T14:26:43Z
dc.date.available2016-11-03T14:26:43Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2301
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectSala de aulapor
dc.titleA arte como potencializadora de ações inclusivaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Passo Fundo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo refere-se à Arte como um instrumento no processo de ações metodológicas inclusivas para promover a aprendizagem de alunos deficientes que estão incluídos nas escolas regulares de ensino. O estudo partiu de uma pesquisa por meio de um questionário aberto para professores formados em Arte que atuam nas escolas públicas da Rede Municipal de Passo Fundo. O estudo consiste em descobrir como os professores de arte percebem a inclusão em suas escolas e de que forma a Arte pode proporcionar atividades inclusivas. O objetivo principal desta pesquisa foi conhecer de que forma a Arte por meio de suas linguagens artísticas é um instrumento potencializador de propostas e ações inclusivas nas escolas. O estudo apontou um caminho significativo para ações inclusivas tendo como eixo de um planejamento interdisciplinar, as linguagens artísticas, mas por outro lado apontou também algumas dificuldades, considerando que os professores que não tem conhecimento específico da arte, não conseguem visualizar as possibilidades interativas que a arte pode proporcionar. Durante a pesquisa observou-se no relato dos professores que a arte é um meio potencializador sim, de aprendizagens para os alunos deficientes, pois os mesmos demonstraram que nas aulas de Arte sentiam valorizados e inseridos no contexto escolar. Processando o conhecimento diante das possibilidades, vencendo os obstáculos para superas suas dificuldades. O resultado da pesquisa bem como suportes teóricos, revela que é possível desenvolver propostas de ações inclusivas por meio das diferentes linguagens artísticas desencadeando aquisição de conhecimento, visto que o objetivo de estudo revela grande potencial de desenvolvimentos nas áreas física, motora cognitiva e emocional.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples