A/R/Tografia - sobre ser professor, artista e pesquisador em artes visuais
Resumo
A presente investigação teve seu início em 2016, reverberando como potência que se estabeleceu da união da prática artística, da formação docente e da pesquisa, tanto em arte quanto em ensino. Em parte a pesquisa desdobrou-se sobre as problemáticas da utilização em sala de aula do diário da prática pedagógica, (CARDONETTI & OLIVEIRA, 2015; ZABALZA, 2004), ponto de encontro tensionador das falas, indagações, vivências e comprometimentos que se fizeram necessários para o seu desenvolvimento. Como conceito principal foi utilizado a produção de subjetividade, estabelecendo dialogo com autores como Carvalho (2014), Guattari (1995), Preciosa (2013) e Rolnik (2010), definição esta que dialoga e se entrelaça com o que se tem produzido a fim de gerar uma investigação que possibilite uma conexão entre artista/professor/ pesquisador. Tal trabalho investigativo é produzido ao modo da a/r/tografia como metodologia de pesquisa. Para tanto, foram convidados autores como Dias, Irwin e Hernández (2013), permitindo assim que englobasse as necessidades e especificidades de uma pesquisa que ao mesmo tempo se relaciona diretamente com a educação, tendo como base as artes visuais. Como problema de pesquisa optou-se por investigar como produzir-se professor em meio a produção artística e o processo investigativo. Sem que seja possível um resultado concreto, mas ainda assim possibilitando desdobramentos acerca do tema, foi possível perceber como a produção de subjetividade opera em nosso mundo captalístico hoje, e como as problemáticas geradas podem ser tomadas como modificadores criativos através da singularização do sujeito.