Valorem: RPG no ensino de Artes Visuais
Abstract
Este trabalho final de graduação aborda a elaboração de uma pesquisa teórica e prática a respeito do desenvolvimento do jogo de interpretação de papéis (RPG) chamado Valorem e como o uso deste pode contribuir com o ensino de artes visuais a partir das vivências dentro do Laboratório de Iniciação em Artes situado na Universidade Federal de Santa Maria. Para pensar a educação a partir das experiências com jogos de interpretação, utiliza-se principalmente a ideia de Kastrup (1999), com o conceito de invenção como processos de invenção de si e do mundo e Larrosa (2011) com o conceito de experiência, sendo esta uma pesquisa qualitativa e cartográfica. O objetivo desta pesquisa é adotar uma estratégia onde os jogos de interpretação possam ser utilizados como uma ferramenta de processo de aprendizagem inventiva na relação das artes, narrativas e do fazer artístico. O problema em questão desta pesquisa é: Como o uso dos jogos de interpretação (Valorem) pode potencializar o ensino das artes visuais na Escolinha de Artes da UFSM? No momento que o estudante estiver em seu personagem e de seu mundo, ele possa além, de produzir artes visuais inventar também uma outra maneira de perceber e se relacionar com as coisas ao seu redor. Nesta pesquisa, encontra-se como produto o jogo criado durante o período de estágio em docência, bem como os seus elementos narrativos, interpretativos e de criação chamado Valorem, uma potente ferramenta de uso das artes visuais, seja no desenvolvimento da potencialidade para a invenção de imagens quanto na invenção de si mesmo.