Navegação Programa de Pós-Graduação em Administração por título
Itens para a visualização no momento 230-249 of 405
-
Interação e contribuição de incubadora e universidade no desenvolvimento de pequenas empresas
(2005-09-05)O trabalho apresenta a interação e a contribuição ao desenvolvimento empresarial proporcionado pela Incubadora ITSM e pela UFSM aos empresários das pequenas empresas de base tecnológica incubados da referida incubadora. ... -
Interação universidade-empresa: o caso da Universidade Federal de Santa Maria
(2013-02-28)A interação entre o setor acadêmico e empresarial torna-se cada vez mais um dos principais mecanismos para transformar conhecimento em inovação. Este estudo buscou avaliar o processo de interação universidade-empresa na ... -
Interação universidade-empresa: uma análise da contribuição dos grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria
(2015-04-08)A interação entre universidade, empresa e governo é a chave para a inovação e o crescimento em uma economia baseada no conhecimento. Nesse ambiente, intensifica-se a necessidade de interação Universidade-Empresa, gerando ... -
Interfaces entre trabalho e família: uma análise na perspectiva do profissional docente
(2019-03-07)Este estudo tem por objetivo geral analisar a configuração das interfaces entre trabalho e família a partir da percepção dos docentes de instituições de ensino superior. Para o alcance desse propósito foram formulados os ... -
A internacionalização da pós-graduação: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Maria
(2013-06-18)Este estudo está fundamentado nas origens da Educação Superior no Brasil, destacando a sua expansão e regulação para situar o surgimento da Pós-Graduação e de sua avaliação pela CAPES. No contexto da busca por qualificação, ... -
Internacionalização de empresas em redes horizontais: uma análise a partir do Projeto Setorial Integrado Wines from Brazil
(2009-01-06)O uso de estratégias de internacionalização e a associação em redes de empresas têm se tornando um caminho para enfrentar a nova conjuntura global em que as empresas se encontram. No intuito de melhor entender o processo ... -
A internacionalização do Banco do Brasil: produtos e serviços financeiros do Brasil para o mundo
(2010-11-30)Com a globalização, passou-se a verificar não somente o trânsito de bens. Mas, de uma gama de serviços que, ora podem os acompanhar, ora podem ser oferecidos exclusivamente. Teorias que colocavam o produto como centro de ... -
A internacionalização do setor vitivinícola no Rio Grande do Sul: uma análise sob a lente teórica da visão baseada em recursos
(2018-03-01)Nos últimos anos a atenção de diversos setores econômicos do Brasil tem se fortalecido em direção ao mercado externo. A internacionalização tem recebido notoriedade despontando como um importante desafio estratégico assumido ... -
Intersecções entre as capacidades de marketing, os tipos estratégicos e o grau de internacionalização de empresas multinacionais brasileiras
(2021-09-09)Diante da nova dinâmica de mercado associada ao movimento de integração econômica entre distintos mercados pronunciada pela globalização, a compreensão do modo como as empresas operam estrategicamente frente ao mercado ... -
Investigação dos aspectos que sustentam a gestão do conhecimento nas organizações: relações entre o estilo e as ferramentas utilizadas
(2012-04-13)A gestão do conhecimento constitui-se num tema emergente e relevante ao contexto organizacional, principalmente àquelas organizações que vislumbram manutenção, crescimento, competitividade e inovação no mercado. Nos dias ... -
Investigando a influência das recomendações de produtos online no processo de decisão de compra sob a perspectiva Neuro-IS
(2018-03-01)Diante do surgimento de novas tecnologias que proporcionaram dinamismo à interação entre cliente e empresa, novas oportunidades de negócios se desenrolam, modificando a maneira como os consumidores agem, especialmente no ... -
Investimentos financiados pelo BNDES e o optionapproach: uma análise com dados em painel
(2008-07-18)A partir do conceito do option-approach e da sua influência nos níveis de investimento em períodos de instabilidade econômica de uma nação, construiu-se o pressuposto, baseado no estudo empírico de Alves e Luporini (2007), ... -
Investimentos socioambientais para posicionamento de marca: um estudo sobre imagem organizacional
(2011-03-10)O presente estudo tem como objetivo investigar a maneira como os Investimentos Socioambientais e demais ações de Responsabilidade Social Corporativa das empresas impactam na imagem organizacional delas perante seus ... -
Justiça organizacional e estresse no trabalho: um estudo com colaboradores do setor bancário de Santa Maria
(2013-04-02)O objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação entre a percepção de justiça organizacional e o estresse no trabalho em colaboradores do setor bancário público e privado de Santa Maria. Desse modo, o referencial teórico ... -
Lei de responsabilidade fiscal e finanças públicas: impactos sobre as despesas com pessoal e endividamento nos estados brasileiros
(2013-05-04)O objetivo principal do presente estudo visa identificar os impactos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no comportamento dos gastos com pessoal e endividamento público, através da análise estatística paramétrica e ... -
Levantamento das necessidades de capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação lotados na pró-reitoria de gestão de pessoas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
(2014-07-24)Este trabalho teve por objetivo identificar quais são os critérios balizadores utilizados para a seleção dos cursos de capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria (PROGEP/UFSM); ... -
Liderança e comprometimento: uma relação possível?
(2007-05-08)O tema desta pesquisa traz uma problemática vinculada a um modelo teórico sobre liderança desenvolvido por Likert (1975), e a um modelo teórico de comprometimento organizacional abordado por Allen e Meyer (1990, 1991, ... -
Manifestações da cultura organizacional em empresas virtuais - um estudo de caso
(2012-12-05)O presente trabalho tem por objetivo investigar como se formam os diferentes níveis de manifestação da cultura em empresas onde as interações por meios eletrônicos predominam. Para tanto, são identificadas as ferramentas ... -
Mapeamento de competências docentes: estudo entre acadêmicos de administração
(2011-10-19)As mudanças decorrentes dos novos tempos têm repercussão em todas as instâncias da vida em sociedade, gerando novas demandas sociais, políticas e consequentemente educacionais. Em meio ao novo contexto, é de extrema ... -
Mapeamento e gestão de processos aplicados na Pró-reitoria de Infraestrutura da Universidade Federal de Santa Maria
(2014-04-29)No atual cenário a competitividade se mostra cada vez mais crescente, a globalização e as inovações tecnológicas trouxeram diversas mudanças para as organizações. Exigindo, principalmente, que as mesmas evoluam para os ...