dc.contributor.advisor | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.creator | Concicovski, Mateus | |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T12:49:32Z | |
dc.date.available | 2021-12-06T12:49:32Z | |
dc.date.issued | 2017-12-12 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23150 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work proposes a technique for rendering rivers and lakes in a 3D scenario from geographic
data. The solution developed uses as input vector data describing the geometry of
rivers and lakes stored in ShapeFile format. In this format rivers are represented by lines
and lakes by polygons, making it difficult to use them for 3D rendering. The data go through
a pre-processing for adequacy with the objective of generating a polygonal mesh for
easy access to other applications. Problems such as overlapping polygons and holes in the
mesh are addressed. Finally, the mesh generated is applied in a military simulation system. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Renderização | por |
dc.subject | Rio | por |
dc.subject | Lagoa | por |
dc.subject | GIS | por |
dc.subject | Malha poligonal | por |
dc.title | Renderização de rios e lagoas em cenários 3 D a partir de informações geográficas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma técnica para a renderização de rios e lagoas em um cenário
3D a partir de dados geográficos. A solução desenvolvida utiliza como entrada dados vetoriais
que descrevem a geometria de rios e lagoas armazenados no formato ShapeFile.
Nesse formato rios são representados por linhas e lagoas por polígonos, dificultando a sua
utilização para renderização em 3D. Os dados passam por um pré-processamento para
adequação com o objetivo de gerar uma malha poligonal de fácil acesso a outras aplicações.
Problemas como sobreposição de polígonos e buracos na malha são abordados.
Por fim, a malha gerada é aplicada em um sistema de simulação militar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |