Estudo de estratégias de detecção de trapaças em jogos online
Resumen
Assim como em softwares no geral, a segurança é relevante para a qualidade dos jogos
online. Um dos problemas a serem minimizados é a utilização de trapaças nos jogos, ato
que pode ocasionar em prejuízos econômicos para empresas, assim como desestimular
os consumidores do produto online. Um destes tipos de trapaças envolve a alteração do
código fonte do cliente do jogo e/ou utilização de outra aplicação sobre o jogo que permite
ao usuário modificar dados do cliente, ou até mesmo adulterações para acessar estados
sensíveis do jogo que de outra forma estariam indisponíveis para o jogador. Estes problemas
podem ser remediados com a utilização de diferentes estratégias e ferramentas, que
podem ser otimizadas para cenários específicos ou se tornarem inviáveis pelo excesso
de processamento. Este trabalho estuda diferentes métodos de validação de mensagens
existentes, executando alguns dos métodos em um protótipo de jogo e avaliando suas características.
Os resultados usando o SSIP mostraram-se eficientes no tempo de execução,
enquanto o verificador com execução simbólica mostrou-se ineficaz, além de demonstrar
dificuldade para verificar grandes quantidades de mensagens.
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