Os portadores de deficiência e o cinema: uma proposta interdisciplinar à luz da educação socioambiental
Abstract
A educação ambiental é entendida, como uma prática transformadora, envolvida com a formação de cidadãos críticos e responsáveis por um desenvolvimento que respeite as mais diferentes formas de vida. Partindo deste princípio, esta pesquisa procurou responder a questão: é possível promover uma aula de integração do deficiente através da educação socioambiental e do cinema? Para responder a esta indagação, buscou-se compreender quem são os portadores de deficiências, quais suas limitações e como podem ser integrados na sociedade. Além disso, procurou-se conhecer as características da educação ambiental, educação socioambiental e compreender como o cinema pode contribuir de forma educadora. Sabe-se que o diferente é visto com estranheza, e, muitas vezes, com desprezo ou pena pela sociedade. Levando-se isso em consideração, o objetivo deste estudo é refletir sobre o deficiente nos dias atuais, porém, de forma otimista, já que a limitação não impede que tenham uma vida longa de aprendizado e troca de experiências. Assim, buscou-se ensinar a não discriminar e interagir com estes indivíduos, utilizando ferramentas de comunicação social como um curta-metragem e um folder para educar. A trama do curta-metragem "Pra quem quiser ouvir" gira em torno de um jovem que conhece uma garota surda dentro de um ônibus, e esta limitação não impede que ele interaja com ela, mesmo sem saber a linguagem de sinais. Além do uso do curta-metragem como ferramenta educacional, o produto resultante desta monografia é a produção de um folder que procura ensinar as pessoas a interagirem com os deficientes auditivos, visuais, físicos e mentais.
Collections
- Educação Ambiental [190]