dc.contributor.advisor | Rabaiolli, Janderle | |
dc.contributor.advisor | Marques, Camila da Silva | |
dc.creator | Moura, Eduardo Melo | |
dc.date.accessioned | 2021-12-12T21:21:44Z | |
dc.date.available | 2021-12-12T21:21:44Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23248 | |
dc.description.abstract | This project deals with the creation of an expository documentary that seeks to present the relationships and intersections between three main objects: Carnival, Advertising, and Creative Industry. The film aims to find and propose solutions for the development and profitability of the festivities in non-central cities - mainly related from the perspective of the city of Rio Pardo (Rio Grande do Sul) - which have fewer resources and public and private interests for its execution. Therefore, the valuation of the Creative Industry, creativity, and the knowledge of hybrid advertising are demonstrated as solutions for carnival sustainability. The materialization of this perm paper consists, firstly, in bibliographic research and in the construction of the theoretical framework, based on works with content related to the main themes, such as "Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil" (FIRJAN, 2017), “Publicidade Híbrida” (COVALESKI, 2010) and “Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval” (PRESTES FILHO, 2012). Based on concepts of the audiovisual theme elaborated by Comparato (2009), Puccini (2009), Rodrigues (2007), the practical part of the project contemplates the experimentation of the methodological procedures involving the creation of a movie and its stages, from the idea to the distribution. The paper also aims to disseminate these themes in the academic and social environment and to contribute to the audiovisual field, with production alternatives to the challenges arising from the social distance caused by the coronavirus pandemic (SARS-CoV-2), the most important in recent world history. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Produção audiovisual | por |
dc.subject | Documentário | por |
dc.subject | Carnaval interiorano | por |
dc.subject | Publicidade híbrida | por |
dc.subject | Indústria criativa | por |
dc.subject | Audiovisual production | eng |
dc.subject | Documentary | eng |
dc.subject | Inland carnival | eng |
dc.subject | Hybrid advertising | eng |
dc.subject | Creative industry | eng |
dc.title | "Me dá um dinheiro aí": produção documental sobre publicidade, criatividade e sustentabilidade carnavalesca interiorana | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda | por |
dc.description.resumo | Este projeto trata da criação de um documentário expositivo que busca apresentar as relações e intersecções entre três objetos principais: Carnaval, Publicidade e Indústria Criativa. O filme tem o intuito de encontrar e propor soluções para o desenvolvimento e a rentabilidade do festejo em cidades não-centrais – associadas, sobretudo, à perspectiva do município de Rio Pardo (Rio Grande do Sul) -, que conjunturalmente possuem menos recursos e interesse público e privado para a sua execução. Para isso, demonstra-se a valorização da Indústria Criativa, a criatividade e o conhecimento da publicidade em hibridização como soluções para a sustentabilidade carnavalesca. A materialização deste trabalho consiste, primeiramente, em uma pesquisa bibliográfica e na construção do referencial teórico, fundamentados em obras com conteúdo referente aos principais temas, como o “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil” (FIRJAN, 2017), “Publicidade Híbrida” (COVALESKI, 2010) e “Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval” (PRESTES FILHO, 2012). Partindo-se dos conceitos da temática audiovisual elaborados por Comparato (2009), Puccini (2009), Rodrigues (2007), a parte prática do projeto contempla a experimentação dos procedimentos metodológicos que envolvem a produção audiovisual e suas etapas, da ideia à distribuição. O trabalho, ainda, tem intuito de difundir esses temas no meio acadêmico e social e contribuir, ao campo audiovisual, com alternativas para a produção em meio aos desafios provenientes do distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2), a mais importante da história mundial recente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |