Irmãs franciscanas em Santa Maria – RS: uma congregação de mulheres empreendedoras no ensino superior (1953-2018)

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Date
2021-02-10Primeiro membro da banca
Backes, Dirce Stein
Segundo membro da banca
Martins, Estevao Chaves de Rezende
Terceiro membro da banca
Cunha, Jorge Luiz da
Quarto membro da banca
Cruz, Jorge Alberto Soares
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação e História, na Linha de
Pesquisa de “Memória e Patrimônio”, com o título “Irmãs Franciscanas em Santa Maria –
RS: uma congregação de mulheres empreendedoras no ensino superior (1953-2018)”. Teve
como objetivo geral compreender e reconstruir a trajetória da Congregação das Irmãs
Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, no período de 1953 a 2018, como uma
trajetória marcada pelo empreendedorismo em sua atuação no ensino superior em Santa
Maria. Ou seja, essa investigação visou contribuir com a História Social e das Mulheres,
tendo como perspectiva a trajetória de uma Congregação religiosa de mulheres e o seu
perfil empreendedor no que concerne ao desenvolvimento do ensino superior no município
de Santa Maria – RS. Para sua construção, foram realizadas pesquisa documental (em
documentos textuais, iconográficos e fontes jornalísticas), pesquisa bibliográfica, bem como
a realização de entrevistas (história oral) e aplicação de questionários com professores,
técnicos administrativos e irmãs franciscanas. A partir das fontes trabalhadas, observou-se
que as Irmãs Franciscanas tiveram uma atuação protagonista e empreendedora na criação
e no desenvolvimento do ensino superior em Santa Maria, a partir da concepção de
Instituições de Ensino sob gerência da própria Congregação, mas também atuando de
forma decisiva para a constituição da Universidade de Santa Maria. Assim, conclui-se que
essas mulheres, pertencentes a uma Congregação religiosa, desde sua instalação em Santa
Maria, buscaram inovar, aceitando riscos e sabendo valorizar a disponibilidade de recursos
humanos e materiais para assim modificar o contexto econômico e social de Santa Maria.
Iniciaram esse processo de forma mais reservada em sua atuação no ensino básico, criando
bases para uma atuação mais expressiva e significativa no ensino superior. A criação de
Instituições gerenciadas pela Congregação, como a Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras Imaculada Conceição (FIC), a Escola de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira
(FACEM), ambas em 1955; a unificação destas em Faculdades Franciscanas (FAFRA), em
1995; a transformação em Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), em 1998, e,
finalmente, sua transformação em Universidade Franciscana (UFN), em 2018, demonstram
uma trajetória de dedicação e trabalho em prol do ensino superior. Nesse contexto, também
é necessário evidenciar o papel das Irmãs Franciscanas na criação da Universidade de
Santa Maria (USM/UFSM), em 1960, pois, na qualidade de instituições agregadas, a FIC e a
FACEM foram fundamentais para a possibilidade de criação e crescimento da USM/UFSM.
Além disso, as Irmãs Franciscanas atuaram em diferentes momentos da USM/UFSM,
contribuindo para sua expansão e solidificação. Dessa forma, concluiu-se que o contexto
educacional de Santa Maria foi fortemente influenciado e modificado a partir da atuação das
Irmãs Franciscanas, mulheres com perfil de empreendedoras que atuam com sucesso no
ensino superior.
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