Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por título
Itens para a visualização no momento 42-61 of 399
-
A canção do sujeito agônico: uma abordagem intertextual da pulsão criadora em Clarice Lispector e Cazuza.
(2010-01-26)Os percursos subjetivos que o sujeito enfrenta ao longo da vida, tratados pela psicanálise, há muito tempo, já eram matéria-prima da criação artística. Isso porque o artista consegue simbolizar os significantes de sua ... -
Caracterização da língua portuguesa da segunda metade do século XIX na região da fronteira (Santana do Livramento/ Rivera)
(2017-03-06)Este trabalho se propõe a investigar as características da língua portuguesa da segunda metade do século XIX, na região de fronteira entre Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), a partir de um cotejo de documentos ... -
Características do gênero oral debate a partir de produções orais em oficinas de língua portuguesa
(2019-02-28)Esta dissertação de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetiva analisar as características textual-interacionais do ... -
Cartas de aconselhamento: espaço dialógico da socioconstrução da imagem de si
(2009-03-12)Este trabalho tem como objetivo analisar os índices de modalização presentes no gênero discursivo carta de aconselhamento a fim de observar como eles auxiliam na construção da imagem de si. Estamos interessadas na análise ... -
O casal Gilchrist e a vida de um pintor desconhecido: o gênero biografia e a recepção da obra de William Blake no século 19
(2015-12-16)Esse trabalho tem por objetivo analisar a primeira biografia escrita sobre William Blake, biografia esta sonhada e pesquisada por Alexander Gilchrist e finalizada por sua esposa Anne Gilchrist e pelo pintor e também escritor ... -
Charles Dickens, educação infantil e democracia: uma visão de formação de indivíduos em Oliver Twist e Hard Times
(2020-06-19)O presente trabalho investiga a visão crítica de Charles Dickens sobre o tema Educação tal como representada em Oliver Twist (1838) e Hard Times (1854). A descrição da experiência vitoriana de Educação, que encontra uma ... -
Chico Buarque e Alain Robbe-Grillet: possíveis diálogos entre a prosa contemporânea brasileira e o Nouveau Roman
(2019-03-25)Este trabalho apresenta uma análise dos romances Estorvo (1991), Benjamim (2004) e Budapeste (2003), do escritor e compositor brasileiro Chico Buarque de Hollanda, com o objetivo de verificar ... -
A coesão referencial em textos do gênero conto de terror: um trabalho com alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir das sequências didáticas
(2017-12-14)Esta pesquisa de mestrado parte de uma preocupação frequentemente discutida por professores atuantes na área de Língua Portuguesa - na qual me incluo como professora e pesquisadora: como trabalhar a produção textual na ... -
A coesão referencial em textos escritos e orais de alunos da escola básica
(2020-03-19)A importância de atividades em que os alunos exercitem a habilidade de expressar-se tanto na modalidade escrita quanto oral da língua por meio de gêneros textuais está destacada na Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, ... -
Como se cria um vilão? Rumores e intrigas entre teatro e literatura do melodrama à dramaturgia brasileira no século XIX
(2012-03-01)Este trabalho almeja compreender a consolidação do vilão como uma personagem estereotipada, representante de questões relacionadas à concepção de valores sociais, culturais e históricos, de acordo com um imaginário ... -
Competências de professores de espanhol língua estrangeira: uma investigação de crenças
(2017-03-28)Este trabalho consolida uma investigação voltada à Linguística Aplicada que pretende exaltar a relevância dos estudos de crenças e competências no ensino e aprendizagem de línguas, sublimando como tais estudos podem trazer ... -
O conceito de (multi)letramentos subjacente às atividades pedagógicas produzidas para uma unidade didática em um programa de formação continuada na escola pública
(2017-12-13)Trabalhar com multiletramentos é abordar a diversidade cultural e a multiplicidade semiótica (ROJO, 2012). Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo analisar em que medida o conceito de (multi)letramentos ... -
O conceito de cultura no contexto da internacionalização: discursos no âmbito do Programa Idiomas Sem Fronteiras
(2020-02-18)A presente pesquisa tem como tema principal o conceito de cultura atrelado ao ensino de línguas. Este trabalho está em consonância com a linha de pesquisa Linguagem no Contexto Social do Programa de Pós-Graduação em Letras ... -
A concepção de professor presente em textos de apresentação de livros didáticos de português dos anos 1990, 2000, 2010
(2014-03-10)O presente trabalho tem por objetivo investigar as posições avaliativas dos autores sobre a concepção de professor presente em textos de apresentação e nas orientações ao professor na atividade de produção textual em três ... -
Concepções de leitura e de leitores em pride and prejudice e sense and sensibility de Jane Austen
(2017-02-21)Jane Austen é uma importante escritora inglesa da virada do século XVIII para o XIX, aclamada pela vívida descrição da sociedade inglesa, pelo desenvolvimento de importantes técnicas narrativas e pelo aprofundamento ... -
Considerações sobre gênero, motivos e espaço: a gauchesca em Dom Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes
(2007-10-05)Este trabalho apresenta um estudo sobre gauchesca, motivos e espaço na obra Dom Segundo Sombra, de Ricardo Guiraldes. Procurou-se verificar como o autor articula os motivos da gauchesca e que status confere ao ... -
A constituição de efeitos de sentidos na formulação do discurso sobre a sexualidade: a pergunta que permanece
(2004-03-25)Nossa análise tem como objetivo refletir acerca da produção de efeitos de sentidos que se constituem em um espaço de leitura de mídia impressa. Dessa forma, nos determinamos a descrever e a interpretar o processo de leitura ... -
A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980
(2012-03-09)O presente trabalho de dissertação tem por objetivo investigar as atitudes responsivas dos autores sobre o ensino de português e sobre os estudos da linguagem em textos de apresentação de livros didáticos ... -
A constituição do ensino de língua portuguesa na trilha de documentos oficiais do Rio Grande do Sul: conhecimento e perspectivas
(2011-03-04)Este estudo investiga o processo de constituição do ensino de Língua Portuguesa, no Estado do Rio Grande do Sul, tomando por base três documentos oficiais, publicados na década de 1990 e primeira década do século XXI, na ... -
A constituição do ethos na argumentação: um estudo dos marcadores discursivos no ensaio jornalístico
(2012-03-08)O presente estudo tem por objetivo compreender, sob a perspectiva teórica da Linguística da Enunciação, a constituição do ethos na argumentação, em particular no ensaio jornalístico, por meio dos efeitos de sentido ...