Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por orientadores "Motta, Vaima Regina Alves"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
Produções orais de um primeiro ano de ensino médio noturno à luz da situacionalidade e da argumentação
(2020-02-20)Na presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresentamos uma pesquisa desenvolvida em sala de aula, na Escola Básica Estadual Cícero ... -
Informatividade na escrita argumentativa de terceiranistas do ensino médio noturno – um trabalho de autogerenciamento pautado pela pesquisa-ação
(2017-02-21)Esta pesquisa, desenvolvida em sala de aula, com uma turma de terceiro ano de Ensino Médio noturno pertencente a uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de Santa Maria, RS, entre os meses de agosto a dezembro ... -
Progressão tópica em textos orais de alunos do ensino médio: um estudo a partir da linguística do texto e da pesquisa-ação
(2018-02-23)Esta pesquisa de Mestrado, desenvolvida junto a uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Santa Maria (RS), entre os meses de agosto e dezembro de 2016, tem, como objetivo geral, investigar como ... -
Representações do trabalho docente a partir do uso do livro didático: o que dizem alguns professores de língua portuguesa do ensino fundamental
(2018-12-07)O presente trabalho tem como objetivo identificar se o professor de Língua Portuguesa revela que se apropria do Livro Didático como um instrumento de ensino. Adotamos, neste trabalho, a perspectiva teórica do Interacionismo ... -
Avaliação da oralidade em sala de aula: um estudo envolvendo a progressão referencial no debate público regrado
(2018-11-22)Esta pesquisa de mestrado, dinamizada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Itaara, Rio Grande do Sul, entre os meses de agosto e dezembro de 2017, tem, como objetivo geral, ... -
A intertextualidade na produção escrita de estudantes do ensino médio – a linguística do texto e a pesquisa-ação na escola
(2017-01-17)Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo geral investigar se estudantes de Ensino Médio utilizam a intertextualidade em produções textuais do campo argumentativo, articulando-a ao seu ponto de vista. Os objetivos específicos ... -
O trabalho com a linguística do texto e com a pesquisa-ação na escola básica: o ensino da progressão tópica
(2018-02-22)Tomando a linguagem em sua concepção interacional e dialógica, os sujeitos que a utilizam são vistos como atores sociais e o texto como o próprio lugar de interação. Assim, o ensino da Língua Portuguesa deve prever a ...