Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por assunto "Action research"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
Produções orais de um primeiro ano de ensino médio noturno à luz da situacionalidade e da argumentação
(2020-02-20)Na presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresentamos uma pesquisa desenvolvida em sala de aula, na Escola Básica Estadual Cícero ... -
A qualificação da progressão textual em oficinas de produção de texto
(2017-12-07)O trabalho com o texto, na Educação Básica, é fundamental para que os alunos ampliem conhecimentos e habilidades textuais para atuarem em sociedade. Diante disso, esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação ... -
Progressão tópica em textos orais de alunos do ensino médio: um estudo a partir da linguística do texto e da pesquisa-ação
(2018-02-23)Esta pesquisa de Mestrado, desenvolvida junto a uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Santa Maria (RS), entre os meses de agosto e dezembro de 2016, tem, como objetivo geral, investigar como ... -
A coesão referencial em textos escritos e orais de alunos da escola básica
(2020-03-19)A importância de atividades em que os alunos exercitem a habilidade de expressar-se tanto na modalidade escrita quanto oral da língua por meio de gêneros textuais está destacada na Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, ... -
Avaliação da oralidade em sala de aula: um estudo envolvendo a progressão referencial no debate público regrado
(2018-11-22)Esta pesquisa de mestrado, dinamizada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Itaara, Rio Grande do Sul, entre os meses de agosto e dezembro de 2017, tem, como objetivo geral, ... -
O trabalho com a linguística do texto e com a pesquisa-ação na escola básica: o ensino da progressão tópica
(2018-02-22)Tomando a linguagem em sua concepção interacional e dialógica, os sujeitos que a utilizam são vistos como atores sociais e o texto como o próprio lugar de interação. Assim, o ensino da Língua Portuguesa deve prever a ... -
A coesão referencial em textos do gênero conto de terror: um trabalho com alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir das sequências didáticas
(2017-12-14)Esta pesquisa de mestrado parte de uma preocupação frequentemente discutida por professores atuantes na área de Língua Portuguesa - na qual me incluo como professora e pesquisadora: como trabalhar a produção textual na ...