Pensamento computacional integrado à matemática: uma proposta de atividades de estudo para o 6º ano do ensino fundamental II
Visualizar/ Abrir
Data
2021-05-11Primeiro membro da banca
Maran, Vinícius
Segundo membro da banca
Brackmann, Christian Puhlmann
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. Seu objetivo principal foi analisar a integração do Pensamento Computacional (PC) com a Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental II, conforme a competência - Cultura Digital - da Base Nacional Comum Curricular (BNCC¹), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais no qual todos os alunos devem desenvolver nas etapas e modalidades da Educação Básica. Ainda, estabelece que o estudante deve ter um domínio do universo digital, sendo capaz de fazer uso qualificado e ético das diversas ferramentas existentes e de compreender o Pensamento Computacional e os impactos da tecnologia em sua vida e na sociedade. Especificamente, buscou-se: a) elaborar atividades de estudo (desplugadas e plugadas) que envolveram a integração do Pensamento Computacional com a Matemática para o 6º ano do Ensino Fundamental II (produto final); b) análise dos dados coletados dos membros dos painéis de especialistas (professores de Matemática e supervisores/coordenadores de turma) quanto às atividades de estudo; e c) apresentação dos resultados da análise dos dados coletados. Trata-se de um estudo de caso, de natureza aplicada e objetivos de ser descritiva e exploratória, com características de pesquisa bibliográfica e análise de dados com abordagem quantitativa e qualitativa. É utilizado como instrumento de coleta de dados às análises dos participantes dos painéis de especialistas, mediante o preenchimento de questionários. Os resultados do estudo apresentaram que as atividades de estudo elaboradas estão de acordo com os objetos de conhecimentos e as habilidades previstas na BNCC. Ainda, que é viável a aplicabilidade em sala das atividades de estudo e que estas podem contribuir para uma melhor compreensão dos objetos de conhecimento da BNCC.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: