Trabalho de agentes comunitários de saúde em ações educativas a pessoas com hipertensão e diabetes que vivem no campo
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-21Primeiro membro da banca
Girardon-Perlini, Nara Marilene Oliveira
Segundo membro da banca
Garcia, Raquel Pötter
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Agente Comunitário de Saúde conhece o território onde mora e trabalha, o que facilita seu trabalho
junto às famílias. Como elo entre as equipes de saúde e a comunidade, o Agente Comunitário de Saúde
identifica os problemas que afetam a saúde da população e compartilha essas informações aos demais
profissionais da equipe, contribuindo com o planejamento e o desenvolvimento de ações de cuidado à
saúde das famílias. O objetivo deste estudo foi descrever as ações educativas desenvolvidas por Agentes
Comunitários de Saúde no cuidado a pessoas com Hipertensão Arterial e Diabetes mellitus que vivem
no campo. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e de natureza qualitativa. A pesquisa
foi desenvolvida em todas as unidades de saúde rurais em um município do interior do estado do Rio
Grande do Sul, durante junho a agosto de 2019. Participaram 16 Agentes Comunitários de Saúde
residentes na área rural delimitada pela Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde. Excluíram-se do
estudo os Agentes Comunitários de Saúde que estavam em férias, laudo ou atestados no período de
coleta. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram gravadas
e transcritas na íntegra pela autora do estudo, utilizando o programa Microsoft® Office Word. A duração
média de cada entrevista foi de 50 minutos. A análise dos dados foi fundamentada pela Análise de
Conteúdo proposta por Bardin. A pesquisa está amparada pelos preceitos éticos e legais da Resolução
nº. 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde/MS. O projeto foi aprovado pelo Comitê de
Ética em Pesquisa em 23 de maio de 2019, sob o Parecer n. 3.343.665 e CAEE nº
13164819.9.0000.5346. Foi possível identificar que os participantes em estratégia são promotores de
ações educativas, tais como, a visita domiciliária, grupos de convivência, rodas de conversa, palestras e
atividades em sala de espera. Os participantes demonstraram ter pouco conhecimento acerca do cuidado
voltado à pessoa com hipertensão e diabetes, repercutindo no desenvolvimento das suas atividades
educativas. Na operacionalização dessas ações foram abordadas dificuldades provenientes do cotidiano
de trabalho, como a falta de educação permanente e do curso inicial para formação do Agente
Comunitário de Saúde; falta de apoio da equipe e da participação dos usuários; falta de materiais
informativos para embasar as ações e também a falta das condições mínimas para realização do trabalho
no campo, tornando o seu trabalho ainda mais desafiador. Concluiu-se que há necessidade de discussões
e reflexões entre as equipes de saúde, comunidades e gestores municipais sobre a importância de se
reconhecer as práticas educativas que o Agente Comunitário de Saúde desenvolve no cuidado a pessoas
com hipertensão e diabetes que vivem no campo, visando o fortalecimento das práticas da Atenção
Primária à Saúde.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: