Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, João Carlos Gilli
dc.creatorFick, Cíntia Regina
dc.date.accessioned2014-05-08T11:47:48Z
dc.date.available2014-05-08T11:47:48Z
dc.date.issued2013-02-14
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/233
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe city of Lajeado, in Rio Grande do Sul, and its surroundings was essentially settled by German immigrants. The settlers who arrived in the área in the second decade of 1800, were responsible for the implementation of the first German-Brazilian schools in that district. This research, which is qualitative, is embedded in a field of research called History of Mathematics Education and has the objective at knowing the mathematics teaching in Catholic parochial schools. To achieve this goal, textbooks were described and analyzed, among them, the book Rechenbuch für Deutiche Schulen in Brasilien of Mathäus Grimm and the analysis was performed under a socio-historical perspective. This research aims to contribute to the better understanding how of teachers learning the process of mathematics happened in this region and how this process influenced and continues to influence the current educational scenario.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectImigração alemãpor
dc.titleDescrição e análise do livro didático de matemática Rechenbuch für Deutiche Schulen in Brasilien, adotado em escolas teuto-brasileiras, na região de Lajeado - RSpor
dc.title.alternativeDescription and analysis of textbook of mathematics Rechenbuch für Deutiche Schulen in Brasilien, adopted in schools teuto-brazilian in region Lajeado-RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoA região de Lajeado, no Rio Grande do Sul, foi essencialmente colonizada por imigrantes alemães. Os colonizadores que chegaram a partir da segunda década de 1800, em Lajeado, foram os responsáveis pela implementação das primeiras escolas teuto-brasileiras nesse município. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, está inserida em um campo de pesquisa denominado História da Educação Matemática e tem por objetivo principal conhecer o ensino de matemática nas escolas paroquiais católicas. Para atingir tal objetivo, foi descrito e analisado o livro didático Rechenbuch für Deutiche Schulen in Brasilien, de Mathäus Grimm. Esta pesquisa visa contribuir no sentido de que possamos entender melhor como aconteceu o processo de ensino e aprendizagem de matemática nessa região e como esse processo influenciou - e continua influenciando - o cenário educacional atual.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples