Navegação Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana por assunto "Child development"
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Leitura e escrita de crianças com desvio fonológico e de crianças com desenvolvimento fonológico típico
(2014-03-31)Algumas habilidades identificadas como preditivas do bom desempenho em leitura e escrita podem encontrar-se prejudicadas nas crianças que apresentam desvio fonológico. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar e comparar ... -
Perfil sensorial e sua correlação com prematuridade, risco psíquico, domínio de marcos motores e linguísticos por bebês aos 12 meses
(2017-07-17)O estudo teve como objetivo analisar a correlação entre o perfil sensorial do bebê, sua idade gestacional, risco psíquico, domínio de marcos motores e linguísticos. A amostra foi constituída de 40 bebês, sendo que destes, ... -
Análise da relação entre depressão materna e índices de risco ao desenvolvimento infantil
(2011-02-28)Este estudo analisou as possíveis relações entre estados depressivos maternos e alterações nos índices de risco ao desenvolvimento infantil, em uma amostra de mães de bebês nascidos em cidade de porte médio e arredores, ... -
Produção inicial de fala, risco ao desenvolvimento infantil e variáveis socioeconômicas, demográficas, psicossociais e obstétricas
(2012-02-29)Esta pesquisa teve como objetivos analisar as associações entre a presença de risco ao desenvolvimento infantil e variáveis socioeconômicas, demográficas, psicossociais e obstétricas, e investigar a associação entre presença ... -
Validação de sinais enunciativos de aquisição da linguagem de 13 aos 24 meses
(2018-07-23)Esta pesquisa teve como objetivo validar os sinais enunciativos de aquisição da linguagem (SEAL) para a faixa etária de 13 a 24 meses. Para tal, contou-se com a colaboração de juízes especialistas na validação de conteúdo ... -
Desenvolvimento funcional da codificação da fala por meio da representação do frequency-following response em lactentes
(2019-07-04)Esse trabalho apresenta uma pesquisa sobre o efeito da maturação auditiva no processo de codificação dos sons complexos nos primeiros 45 dias de vida e sobre a investigação da influência da toxoplasmose congênita ... -
Exercício das funções parentais e funcionamento de linguagem em três casos de risco psíquico
(2012-03-01)Esta pesquisa foi norteada pelas concepções teóricas psicanalítica e enunciativa tendo como objetivos investigar as relações entre presença de risco ao desenvolvimento infantil e o exercício das funções materna e paterna, ... -
Estado emocional materno, fatores obstétricos, demográficos, socioeconômicos e psicossociais como risco ao desenvolvimento infantil em díades mãe/bebê da triagem auditiva neonatal
(2014-05-09)Esta pesquisa teve como objetivo comparar e investigar o estado emocional materno e sua relação com o risco ao desenvolvimento infantil em díades mãe-bebê oriundas de um programa de TAN, considerando o contexto de "passa", ... -
Da detecção à intervenção precoce em casos de risco ao desenvolvimento infantil e distúrbio de linguagem
(2013-03-15)Esta pesquisa circunscreve-se a três sujeitos com distúrbio de linguagem. Aborda como se deu o processo de detecção precoce de risco ao desenvolvimento infantil, e a identificação do distúrbio de linguagem pelos familiares ... -
Sinais de risco psíquico em bebês na faixa etária de 3 a 9 meses e sua relação com variáveis obstétricas, sociodemográficas e psicossociais
(2016-07-15)A presente dissertação foi elaborada a partir do questionamento a respeito da possibilidade de detecção precoce de risco psíquico desde a mais tenra idade, sob uma perspectiva psicanalítica, considerando o desenvolvimen ... -
Do equilíbrio em escolares
(2012-04-06)Este estudo teve como objetivo propor uma anamnese otoneurológica voltada para crianças, e traçar o perfil do equilíbrio corporal em crianças de cinco a 13 anos, com auxílio da Posturografia Dinâmica FOAM-LASER . Participaram ... -
O brincar de bebês-mães e sua relação com o desenvolvimento psíquico, linguístico e motor
(2019-08-30)Esta dissertação teve como objetivo analisar a evolução do brincar relacionado ao desenvolvimento cognitivo, linguístico e motor em bebês entre nove e 24 meses, com e sem risco psíquico. O roteiro do brincar norteou a ... -
O brincar de sujeitos com risco psíquico: um olhar interdisciplinar
(2014-03-31)Esta pesquisa analisa o brincar de dezesseis crianças entre 21 e 26 meses que apresentaram risco ao desenvolvimento, detectado entre 1 e 18 meses, por meio dos Índices de Risco ao Desenvolvimento propostos na pesquisa de ...