Mostrar registro simples

dc.creatorGonçalves, Andriele Bairros
dc.date.accessioned2021-12-28T13:56:48Z
dc.date.available2021-12-28T13:56:48Z
dc.date.issued2021-11-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23427
dc.description.abstractThis research aimed to develop a digital game to encourage and promote the construction of knowledge, in the classroom, about the process of teaching and learning reading and writing. In this sense, it was proposed, during the Portuguese language classes, the application of the serious game, created on the Faz Game digital platform. The game had six phases: the first aimed at building knowledge about reading and writing; the second phase addressed the explanation of the textual genre short story; in the third phase, the character of the story was built; in the fourth phase, the scenario of the story was built; in the fifth phase, the first writing of the text was carried out; and, finally, in the sixth phase, the text was rewritten, based on the feedback signaled by the teacher. To support the practice, we used the studies by Fontana and Fialho (2011) on technologies in language teaching; Koch and Elias (2014, 2016) on the conceptions of reading and writing; Alves (2012) and Meira (2019) on digital games; from Vygotsky (2002) on the concept of mediation; by Engeström (2009) on Activity Theory; and Thiollent (2011) on the methodology used in this research. Thus, in this work, we sought, at all times, to mobilize the construction of learning, based on the game created, also emphasizing the importance of the role and mediation that the teacher performs in the classroom, since the game alone cannot handle learning if there is no teacher input. From the results obtained, it is possible to verify that the application of the game was fundamental for the gaps, identified as problematic in this research, to be remedied. In this way, 6th grade students managed not only to understand the importance of reading, but also to develop writing in a cohesive and coherent way. Thus, even though the tool used to create the game has some limitations, which were scored by the students during the assessment, the results achieved are positive, as well as the use of the tool for game development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogo digitalpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectDigital gameseng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.titleFaz Game: o jogo digital como ferramenta incentivadora da leitura e da escrita na sala de aulapor
dc.title.alternativeFaz Game: the digital game as an encouraging tool for reading and writing in the classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo apresentar e analisar o desenvolvimento de um jogo digital, para incentivar e potencializar o ensino da leitura e da escrita, em sala de aula, durante as aulas de Língua Portuguesa. Nesse sentido, foi proposta, durante as aulas de Língua Portuguesa, a aplicação do jogo sério, criado na plataforma digital Faz Game. O jogo apresentou seis fases: a primeira voltada para a construção de conhecimentos sobre leitura e escrita; a segunda fase abordou a explicação do gênero textual conto; na terceira fase, foi construído o personagem da história; na quarta fase, foi construído o cenário da história; na quinta fase, foi realizada a primeira escrita do texto; e, por fim, na sexta fase, foi realizada a reescrita do texto, a partir do feedback sinalizado pela professora. Para fundamentar a prática, recorreu-se aos estudos de Fontana e Fialho (2011) sobre tecnologias no ensino de línguas; de Koch e Elias (2014, 2016) sobre as concepções de leitura e escrita; de Alves (2012) e Meira (2019) sobre jogos digitais; de Vygotsky (2002) sobre o conceito de mediação; de Engeström (2009) sobre a Teoria da Atividade. A metodologia deste trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com coleta de dados quantitativos, pesquisa-ação e DBR. Assim, neste trabalho, buscou-se, a todo o momento, mobilizar a construção da aprendizagem, a partir do jogo criado, ressaltando, também, a importância do papel e da mediação que o professor realiza em sala de aula, uma vez que o jogo sozinho não consegue dar conta da aprendizagem se não houver a inserção do professor. A partir dos resultados obtidos, é possível constatar que a aplicação do jogo foi fundamental para que as lacunas, identificadas como problemáticas desta pesquisa, fossem sanadas. Dessa forma, os estudantes do 6.º ano conseguiram não apenas compreender a importância da leitura, como também desenvolver a escrita de forma coesa e coerente. Desse modo, ainda que a ferramenta utilizada para a criação do jogo apresenta algumas limitações, as quais foram pontuadas pelos alunos durante a avaliação, são positivos os resultados alcançados, bem como a utilização da ferramenta para desenvolvimento de jogos.por
dc.contributor.advisor1Fontana, Marcus Vinícius Liessem
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0148962230603842por
dc.contributor.referee1Cordenonsi, André Zanki
dc.contributor.referee2Costa, Alan Ricardo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6388327140210777por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International