Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 29-48 of 216
-
Comunicando ciência: divulgação científica do Portal de Periódicos nos canais institucionais da UFSM
(2023-09-01)A presente pesquisa insere-se no contexto da comunicação da ciência, tendo como temática a divulgação científica institucional dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dispomos da produção científica dos ... -
O comunitário presente na TV Santa Maria: análise a partir das estratégias comunicacionais de produção televisiva
(2013-12-16)Este trabalho se propõe a realizar uma análise das estratégias comunicacionais de uma TV comunitária, buscando a identificação do comunitário que se faz presente na TV Santa Maria, visto ser um canal que é comunitário, ... -
A concorrência por lugares entre as mídias jornalísticas impressas: estudo das estratégias de produção de sentidos no discurso autorreferencial
(2010-03-01)O presente trabalho se inscreve no atual cenário da midiatização, em que a amplitude de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, bem como aos inúmeros dispositivos midiáticos, afeta os diversos sistemas ... -
A configuração da memória nacional na mídia televisual contemporânea
(2017-03-20)O presente trabalho propõe-se a examinar a forma como a mídia contemporânea, em particular a televisão, vem recuperando a memória da sociedade brasileira e construindo traços caracterizadores de uma memória nacional, no ... -
A configuração estratégica do discurso em peças publicitárias de refrigerante à base de guaraná: um estudo comparativo entre anunciantes brasileiros.
(2013-05-31)Esta proposta de dissertação busca investigar a configuração estratégica do discurso em peças publicitárias televisivas, comparando os anunciantes dos refrigerantes Antarctica e Kuat. Compreendendo a publicidade como produto ... -
A construção da brasilidade: uma análise cultural midiática de brasilidade no programa Esquenta.
(2016-08-05)O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os sentidos construídos de brasilidade no Programa Esquenta-TV Globo, encontrando as continuidades e rupturas que se apresentam nessas formas de representação do ... -
A construção da identidade em campanhas/peças fotográficas de moda de marcas nacionais
(2013-03-04)A presente dissertação propõe-se a analisar, na perspectiva de uma semiótica discursiva, a comunicação publicitária direcionada à moda, examinando em especial textos publicitários fotográficos de moda em seu contexto mais ... -
A construção do ethos de “não-político” no discurso eleitoral de João Doria
(2020-03-16)Nos últimos anos, pessoas com carreiras consolidadas em áreas como entretenimento, esportes e empreendedorismo têm disputado o poder político e conquistado vitórias significativas em diversos países, a exemplo do empresário ... -
A construção identitária da RBS TV na campanha autopromocional comemorativa de seus 50 anos.
(2014-01-16)A presente dissertação propõe-se a investigar como, no contexto de afiliada, uma emissora constrói a sua própria identidade; como distingue sua produção daquela da cabeça de rede; como, finalmente, configura sua imagem, ... -
Consumindo Lady Gaga: os little monsters e a construção de identidades de gênero
(2019-03-22)A pesquisa aborda o consumo de celebridades e a construção de identidades de gênero, com o objetivo de analisar os usos e apropriações que o fandom Little Monster realiza da vida e obra da cantora Lady Gaga, em particular ... -
O consumo de mídia por agricultores familiares e as mediações de classe social e economia solidária
(2021-04-08)Esse trabalho é um estudo etnográfico sobre o consumo de mídia por agricultores familiares de Santa Maria/RS, participantes do Projeto Esperança/Cooesperança e que se organizam através do Movimento Social de Economia ... -
O consumo de música regional como mediador da identidade
(2008-03-02)O trabalho procura compreender como se constitui a identidade no Rio Grande do Sul a partir do consumo de dois movimentos de música regional: a música campeira e a tchê music. Nos meios de comunicação, estes gêneros ... -
Consumo e identidades de trabalhadoras rurais pomeranas e quilombolas do sul do Brasil
(2023-04-28)O presente estudo é realizado com trabalhadoras rurais de origem pomerana e quilombola, moradoras de São Lourenço do Sul/RS. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, buscamos, como objetivo geral, interpretar qual é a ... -
Consumo midiático em comunidade online: um estudo sobre o mundo T-Girl
(2016-03-04)Esta dissertação se caracteriza como um estudo do consumo midiático, que articula os sentidos formulados no Mundo T-Girl, uma comunidade online no Facebook composta, majoritariamente, por mulheres transexuais e travestis, ... -
Crianças no YouTube: um estudo etnográfico sobre as infâncias e suas estratégias de relacionamento nas mídias digitais
(2018-03-26)Esta dissertação trata da participação das crianças no contexto de produção de conteúdo em mídias digitais, tendo o objetivo de compreender como elas usam o espaço da plataforma online YouTube para expressão, sociabilidade ... -
Da felicidade à alegria: os usos e as apropriações do telejornal Jornal Nacional por famílias de classe popular
(2015-04-07)Esta dissertação é um estudo de recepção de telejornalismo realizado com três famílias de classe popular residentes na região Oeste de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é compreender os usos e as ... -
Da previsão do tempo às catástrofes: os valores-notícia dos acontecimentos climáticos no jornal Zero Hora (RS)
(2011-12-01)Nesse trabalho procuramos refletir sobre o papel do jornalismo ao construir determinadas representações da relação entre o homem e o clima, principalmente diante do cenário das mudanças climáticas. Partimos do pressuposto ... -
Da Remington à redação integrada: a incorporação de tecnologias na prática jornalística e a transformação da visualização da notícia no jornal Zero Hora
(2010-03-05)Partindo da idéia de que as tecnologias empregadas nas rotinas produtivas contribuem para o resultado final da matéria jornalística, este trabalho propõe-se a identificar as mudanças que ocorreram na visualização da notícia ... -
Das diferentes relações contraídas pelos textos publicitários televisuais
(2017-03-20)A presente tese interessa-se pelo processo comunicacional televisual, propondo-se a examinar, em específico, o discurso publicitário, com o objetivo maior de analisar as relações contraídas entre os textos publicitários ... -
De que comunidade se está falando? O conceito a partir das estratégias discursivas em telejornais brasileiros
(2012-12-20)Este trabalho está inserido na área da comunicação midiática, compreendendo-a imbricada na teia da midiatização, estando os processos sociais envolvidos com os processos comunicacionais reciprocamente. Sob esta lógica, ...