Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por orientadores "Silveira, Ada Cristina Machado"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
A produção de sentidos sobre o “brasiguayo” na mídia paraguaia: uma análise das matérias e dos comentários do jornal última hora
(2017-03-31)Esta pesquisa investiga a produção de sentidos sobre o “brasiguayo” no jornalismo paraguaio. O neologismo brasiguaio (em Português) denomina os migrantes brasileiros que, a partir da década de 1950, deslocaram-se para o ... -
Meios e medos: representações sobre menores infratores nos telejornais uruguaios
(2016-12-01)O trabalho estuda a cobertura que os telejornais uruguaios realizaram de atos de violência protagonizados por adolescentes e sua incidência nas representações sociais do menor infrator. O entorno dos meios de comunicação ... -
Transpondo sentidos em Harry Potter: midiatização e narrativa transmídia no portal Pottermore
(2014-03-24)A dissertação se propõe a explorar a transmidiação dos argumentos narrativos da saga Harry Potter. O objetivo geral consiste em compreender a transposição de sentidos observada na transmídia da saga, dos livros ao portal ... -
Midiatização na tríplice fronteira BRA-COL-PE: análise semiótica material de um portal local
(2023-03-10)Resumo: Geralmente estigmatizada no noticiário internacional, abordada em agendar como desmatamento, genocídio indígena e a apropriação voraz de suas riquezas, a cobertura noticiosa em perspectiva local nas cidades ... -
Mídia e identidade: os catadores de materiais recicláveis nos jornais de Santa Maria
(2010-03-30)Esta dissertação trata do estudo da mídia impressa do município de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, e a construção da identidade dos catadores de materiais recicláveis junto à comunidade local. O objetivo principal ... -
Do problema das identidades na pós-modernidade
(2011-03-02)Percebemos que a passagem da Modernidade para a Pós-Modernidade resultou de alguma forma problemática para as identidades. Especificamente sobre o que de problemático para as identidades há nessa nova condição é ao que nos ... -
Identidades midiáticas: a construção da identidade de ciência na revista Galileu
(2012-01-12)Essa pesquisa tem como tema a construção da identidade de ciência na mídia. Ela se justifica no contexto da midiatização, no qual a mídia adquire papel central na construção de representações do real e de identidades, ... -
As representações da identidade regional no discurso publicitário contemporâneo
(2009-03-05)Entendendo a publicidade como uma representação midiática da indústria cultural, esta dissertação ocupa-se da reflexão acerca do reconhecimento identitário regional proposto no apelo publicitário. O estudo qualitativo ... -
Brasileirinhos: análise da representação midiática de jogadores de futebol
(2015-01-13)Este trabalho trata sobre a construção midiática da identidade de jogadores de futebol. Indagamos como o programa televisivo Esporte Espetacular na série de vídeos Brasileirinhos representa elementos de identidade nacional ... -
Vídeo e imaginário apropriados pelo discurso de telejornais
(2013-01-15)A pesquisa Vídeo e imaginário apropriados pelo discurso de telejornais tem a proposta de entender a relação do medium vídeo com as formações imaginárias e a apropriação deles realizada pelo discurso jornalístico. Assumimos ... -
Relações de poder nos discursos do saber: antecedentes do dispositivo de popularização científica no Brasil e Uruguai
(2016-02-18)Esta pesquisa tem como tema os sentidos e mudanças históricas no discurso sobre ciência e tecnologia da especialidade agropecuária na região Platina. É orientada pela justificativa de conhecer como os discursos sobre a ... -
Midiatização da periferia: consumo jornalístico e guinada na visibilidade noticiosa
(2019-03-27)A dissertação conforma um percurso investigativo entorno à evolução da abordagem jornalística na cobertura de acontecimentos envolvendo a periferia a partir da ascensão econômica de seus moradores. Face à vasta interferência ... -
A apropriação do global para fins locais: as representações da identidade gaúcha em comunidades virtuais do Orkut
(2009-02-19)A presente pesquisa aborda as representações sociais da identidade dos gaúchos presentes nas comunidades virtuais do Orkut. Os conceitos de comunidade virtual, cultura local, representações sociais, identidade e cibercultura ... -
Mídia, identidade e representação: uma análise da publicidade televisiva da cerveja polar export.
(2011-04-14)A publicidade televisual apropria-se das características do meio, buscando promover, através de seus discursos, uma identificação com o público. O uso intensivo de recursos técnicos da linguagem audiovisual busca converter ... -
Mídia e identidade discursiva: a dialética idem x ipse na produção televisiva local
(2008-01-15)A dissertação analisa a atuação discursiva da mídia como construtora de identidades. Os processos de globalização e de midiatização constituem o contexto em que se inserem as relações de uma rede de televisão aberta, cujo ... -
Materialidades e actantes humanos e não humanos na apropriação tecnológica em laboratórios universitários de produção audiovisual
(2020-03-27)O número de mulheres participando de produções audiovisuais vem aumentando nas duas últimas décadas. Ainda assim, o número é muito menor comparado a participação de homens. A não apropriação deste espaço de produção é ...