Abordagem acadêmica de ensino de estruturas
Abstract
Atualmente a prática de elaboração de projetos estruturais ocorre com o auxílio de ferramentas computacionais. No entanto, os cursos de graduação de Engenharia Civil se restringem, em sua maioria, a abordagens em condições teóricas, idealizadas e pouco representativas dos desafios reais encontrados no dia a dia dos projetistas. Este trabalho através de análises pontuais em uma residência unifamiliar em concreto armado modelada no software TQS busca transmitir maior sensibilidade estrutural aos iniciantes nesta disciplina. É possível verificar que as simplificações admitidas durante o curso devem ser revistas e aprofundadas para maior eficácia e segurança no dimensionamento de edificações. Enquanto isso, os métodos de cálculo têm sido aperfeiçoados e permitido novas abordagens para problemas antigos e continuarão a fazê-lo no futuro, tornando imprescindível que o engenheiro se mantenha atualizado. Contudo, por mais tecnológicos que os programas se apresentem, cabe ao calculista saber interpretar suas limitações e identificar resultados irreais pois, ao final, os processos executados por eles são aplicações de teorias conhecidas.
Collections
- TCC Engenharia Civil [233]
The following license files are associated with this item: