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dc.contributor.advisorLübeck, André
dc.creatorKraemer, Karine Wille
dc.date.accessioned2022-01-06T11:35:03Z
dc.date.available2022-01-06T11:35:03Z
dc.date.issued2021-11-16
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23460
dc.description.abstractNowadays, the practice of elaborating structural projects occurs with the aid of computational tools. However, the undergraduate courses in Civil Engineering are mostly restricted to approaches in theoretical conditions, idealized and not very representative of the real challenges encountered in the daily lives of designers. This work, through punctual analyzes in a single-family residence in reinforced concrete modeled in the TQS software, seeks to transmit greater structural sensitivity to beginners in this discipline. It is possible to verify that the simplifications admitted during the course must be revised and deepened for greater efficiency and safety in the dimensioning of buildings. Meanwhile, calculation methods have been refined and allowed new approaches to old problems and will continue to do so in the future, making it imperative for the engineer to keep up to date. However, no matter how technological the software may present itself, it is up to the calculating engineer to know how to interpret their limitations and identify unreal results because, in the end, the processes performed by them are applications of known theories.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConcreto armadopor
dc.subjectProjeto estruturalpor
dc.subjectAcadêmicospor
dc.subjectTQSpor
dc.subjectStructural projecteng
dc.subjectAcademiceng
dc.subjectReinforced concreteeng
dc.titleAbordagem acadêmica de ensino de estruturaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoAtualmente a prática de elaboração de projetos estruturais ocorre com o auxílio de ferramentas computacionais. No entanto, os cursos de graduação de Engenharia Civil se restringem, em sua maioria, a abordagens em condições teóricas, idealizadas e pouco representativas dos desafios reais encontrados no dia a dia dos projetistas. Este trabalho através de análises pontuais em uma residência unifamiliar em concreto armado modelada no software TQS busca transmitir maior sensibilidade estrutural aos iniciantes nesta disciplina. É possível verificar que as simplificações admitidas durante o curso devem ser revistas e aprofundadas para maior eficácia e segurança no dimensionamento de edificações. Enquanto isso, os métodos de cálculo têm sido aperfeiçoados e permitido novas abordagens para problemas antigos e continuarão a fazê-lo no futuro, tornando imprescindível que o engenheiro se mantenha atualizado. Contudo, por mais tecnológicos que os programas se apresentem, cabe ao calculista saber interpretar suas limitações e identificar resultados irreais pois, ao final, os processos executados por eles são aplicações de teorias conhecidas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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Acesso Aberto
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