Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Deividi da Silva
dc.creatorPituco, Alana
dc.date.accessioned2022-01-06T11:55:33Z
dc.date.available2022-01-06T11:55:33Z
dc.date.issued2019-07-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23472
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPROCROFEpor
dc.subjectConcessões rodoviáriaspor
dc.subjectInfraestruturapor
dc.subjectParceria público-privadapor
dc.subjectHighway concessionseng
dc.subjectInfrastructureeng
dc.subjectPublic-private partnershipeng
dc.titleAnálise das distintas etapas do modelo de concessões rodoviárias federais brasileiraspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoAo longo de sua história recente, o Governo Federal realizou tarefas com o propósito de promover a descentralização e a atração da participação da iniciativa privada na gestão da infraestrutura de transportes no Brasil. O modal rodoviário é o principal sistema logístico do país e, em virtude dessa dependência na matriz de transportes brasileira, se faz fundamental buscar soluções que possibilitem dar qualidade e promover melhorias nas rodovias brasileiras, tanto sob o ponto de vista econômico quanto social. Em função disso, em 1993 foi iniciado o Programa de Concessões de Rodovias Federais (PROCROFE), consolidando a regulação do setor rodoviário no país. Este trabalho fundamenta-se na análise de informações e dados retirados desse programa, realizando um estudo sobre sua evolução histórica, econômica e social. A metodologia proposta consiste em mostrar como as experiências adquiridas com as primeiras concessões se refletem nos novos contratos firmados, garantindo, de uma forma mais justa, benefícios para o governo, para a concessionária e para o usuário. A partir dos estudos elaborados, verifica-se que, embora utilizem a sistemática de cobrança de pedágios, tais rodovias sob gestão concedida se revelam mais seguras, confortáveis e de qualidade, quando comparadas às de gestão pública. Hoje, revigorado, o projeto resulta em uma das maiores redes de rodovias federais concessionadas no mundo, com extensão total de 9.697,24 km (ANTT, 2019).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto