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dc.contributor.advisorSpecht, Luciano Pivoto
dc.creatorFlores, Guilherme Ceretta
dc.date.accessioned2022-01-06T12:08:54Z
dc.date.available2022-01-06T12:08:54Z
dc.date.issued2019-07-11
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23488
dc.description.abstractBrazil's traditional pavement reinforcement design methods are based on maximum pavement deflection and empirical parameters that were determined after observations of some materials in specific regions and temperatures. The DNER PRO-11/79 procedure standard is still the most used pavement reinforcement method used in ongoing projects, however, with the constant increase in traffic, the reinforcements projected by this standard are no longer enough and usually present faults due to fatigue before the end of the design period. Therefore, through the Asphalt Technology Network, made up of Petrobras, ANP and some Brazilian universities, a new National Method of Pavement Design, the "MeDiNa", was prepared, which is awaiting DNIT approval. This method gave rise to a software also called "MeDiNa. In its penultimate testing version was incorporated a function that allows to analyze and design reinforcement of pavements. For the reinforcement, the software has as main criterion of analysis the cracked area by fatigue at the end of the project period, being 30% the maximum accepted value. Based on this, the present study aimed to analyze the RSC-287 rehabilitation project, which was prepared for the CREMA-RS Program, whose service instruction basically follows the DNER PRO-11/79 standard. For this, each homogeneous segment of the project was analyzed in the MeDiNa software with 4 classes of asphalt concrete that come pre-established in the computational program. The segments that presented a cracked area greater than 30% were redesigned by the software. A calculation of the volume of asphalt concrete required for the reinforcement with the 4 classes was carried out and a comparison was made with the volume of the original design. Also, a comparison was made with the work of Maboni (2018), who did a similar analysis, but at the time the software still did not offer the option of pavement reinforcement. In addition, a comparison of the useful life of each homogeneous segment was made in the absence of reinforcement design. The solutions that predicted only milling and recomposition with the same thickness presented worse results than those that predicted discontinuous milling and addition of reinforcement layer. The results also showed that the analysis is very sensitive to the type of asphaltic concrete, where the ones with higher resilience modulus and better fatigue coefficients showed longer life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConcreto asfálticopor
dc.subjectPavimentaçãopor
dc.subjectReforço de pavimentospor
dc.subjectNovo método de dimensionamento nacionalpor
dc.subjectMeDiNapor
dc.subjectAsphalt concreteeng
dc.subjectPavingeng
dc.subjectPavement reinforcementeng
dc.subjectNew national method of pavement designeng
dc.titleReforço de pavimentos: análise das soluções de projeto da RSC-287 através do MeDiNapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoOs métodos de dimensionamento de reforço de pavimentos tradicionais do Brasil são baseados na deflexão máxima do pavimento e em parâmetros empíricos que foram determinados após observações de alguns materiais em regiões e temperaturas específicas. A norma de procedimento DNER PRO-11/79 ainda é o método de dimensionamento de reforço de pavimentos mais utilizado nos projetos em andamento, entretanto, com o constante aumento de tráfego, os reforços projetados por esta norma já não são mais suficientes e costumam apresentar defeitos decorrentes de fadiga antes do final do período de projeto. Por isso, através da Rede de Tecnologia em Asfaltos, composta pela Petrobras, ANP e diversas universidades brasileiras, foi elaborado um novo Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos, o “MeDiNa”, que aguarda pela aprovação do DNIT. Este método deu origem a um software também chamado de “MeDiNa”. Na sua penúltima versão de testes foi incorporada uma função que permite analisar e dimensionar reforço de pavimentos. Para o reforço, o software tem como principal critério de análise a área trincada por fadiga ao final do período de projeto, sendo o valor máximo aceito de 30%. Com base nisto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o projeto de restauração da RSC-287, que foi elaborado para o Programa CREMA-RS, cuja instrução de serviço segue basicamente a norma DNER PRO-11/79. Para isto, cada segmento homogêneo do projeto foi analisado no software MeDiNa com 4 classes de concreto asfáltico que vêm pré-estabelecidas no programa computacional. Os segmentos que apresentaram área trincada maior do que 30% foram redimensionados pelo software. Foi realizado então um cálculo do volume de concreto asfáltico necessário para a execução do reforço com as 4 classes e, com isso, foi feita uma comparação com o volume do projeto original. Ainda, foi realizada uma comparação com o trabalho de Maboni (2018), que fez uma análise semelhante, porém na época o software ainda não oferecia a opção de reforço de pavimentos. Além disso, foi feita uma comparação da vida útil de cada segmento homogêneo caso não haja o redimensionamento do reforço. As soluções que previam apenas fresagem e recomposição com mesma espessura apresentaram piores resultados do que os que previam fresagem descontínua e adição de camada de reforço. Os resultados mostraram também que a análise é muito sensível ao tipo de concreto asfáltico, onde os de maior módulo de resiliência e melhores coeficientes de fadiga apresentaram maior vida útil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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