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dc.contributor.advisorPereira, Deividi da Silva
dc.creatorSilva, Lucas Eduardo Deitos da
dc.date.accessioned2022-01-06T12:15:09Z
dc.date.available2022-01-06T12:15:09Z
dc.date.issued2019-07-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23497
dc.description.abstractIn the present work two methods of asphalt pavement design were studied, the empirical method developed by the extinct DNER, which is currently the most used in the country, and the National Dimensioning Method (MeDiNa), which uses the empirical-mechanistic methodology and represents an evolution important for road engineering projects. In addition to the referred methods of design, the New System of Reference Costs of Works (SICRO), a result of more than a decade of studies and presented in 2017 by DNIT, was studied, bringing significant methodological innovations to the budgets through its manuals and composition reports of costs. At first, two structures with different configurations were sketched by the two methods, using traffic data provided by DNIT in the BR-392/RS km 338 and volumetric flow information of the National Traffic Counting Plan, located at BR-287/RS km 301.6. Then, the budget of the structures was done through SICRO, calculating the cost per N of each structure. Subsequently, the structures dimensioned by the DNER method were analyzed through the MeDiNa software, verifying the true cost per N of these pavements and making a proper comparison with the structures dimensioned by MeDiNa in terms of durability and cost per N. Finally, a sensitivity analysis was performed with the structure of pavement dimensioned by MeDiNa which presented the best technical-economical result, where the class of asphalt concrete was first varied and, in a second moment, the level of reliability of the design, being evaluated the impacts of these alterations and the answers they bring to the pavement in technical and economic terms. In conclusion, it was evident the importance of MeDiNa for the construction of pavement structures with satisfactory performance, meeting the needs of the project, since the DNER method contains limitations that can lead to early pavement rupture. In addition, MeDiNa provides the construction of more economical structures in the long term, avoiding wastage of the public resources destined to this end. Another important result of this study was the improvement in the cost-benefit of the pavement with the use of asphaltic concrete of better quality, which provides economic advantage by enabling the implementation of pavements with thinner layers of coatingeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDimensionamentopor
dc.subjectPavimentopor
dc.subjectOrçamentopor
dc.subjectMeDiNapor
dc.subjectSICROpor
dc.subjectSizingeng
dc.subjectPavementeng
dc.subjectBudgeteng
dc.titleEstudo comparativo técnico-econômico entre métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos novos: Método do DNER e Método de Dimensionamento Nacionalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoNo presente trabalho foram estudados dois métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos, o método empírico desenvolvido pelo extinto DNER, que é atualmente o mais utilizado no país, e o Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa), que utiliza a metodologia empírico-mecanicista e representa uma evolução importante para os projetos de engenharia rodoviária. Além dos referidos métodos de dimensionamento, estudou-se o Novo Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO), resultado de mais de uma década de estudos e apresentado em 2017 pelo DNIT, trazendo significativas inovações metodológicas aos orçamentos através de seus manuais e relatórios de composições de custos. Em um primeiro momento foram dimensionadas duas estruturas com diferentes configurações de camadas pelos dois métodos, sendo, para isso, utilizados dados de tráfego disponibilizados pelo DNIT em contagem realizada na BR-392/RS km 338 e informações dos fluxos volumétricos do posto nº 046 do Plano Nacional de Contagem de tráfego, localizado na BR-287/RS km 301,6. Em seguida procedeu-se com o orçamento das estruturas através do SICRO, calculando-se o custo por N de cada estrutura. Posteriormente foram analisadas as estruturas dimensionadas pelo método do DNER através do software MeDiNa, verificando o verdadeiro custo por N desses pavimentos e fazendo-se a devida comparação com as estruturas dimensionadas pelo MeDiNa em termos de durabilidade e custo por N. Por fim, foi realizada uma análise de sensibilidade com a estrutura de pavimento dimensionada pelo MeDiNa que apresentou o melhor resultado técnico-econômico, onde variou-se, primeiramente, a classe do concreto asfáltico e, em um segundo momento, o nível de confiabilidade do dimensionamento, sendo avaliados os impactos dessas alterações e as respostas que trazem ao pavimento em termos técnicos e econômicos. Em conclusão, ficou evidente a importância do MeDiNa para a construção de estruturas de pavimentos com desempenho satisfatório, atendendo às necessidades do projeto, uma vez que o método do DNER contém limitações que podem levar à ruptura precoce do pavimento. Além disso, o MeDiNa proporciona a construção de estruturas mais econômicas a longo prazo, evitando desperdício dos recursos públicos destinados a esse fim. Outro resultado importante deste estudo foi a melhoria no custo-benefício do pavimento com a utilização de concreto asfáltico de melhor qualidade, que proporciona vantagem econômica por possibilitar a implantação de pavimentos com camadas de revestimento de menor espessura.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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