Estudo comparativo técnico-econômico entre métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos novos: Método do DNER e Método de Dimensionamento Nacional
Fecha
2019-07-12Autor
Silva, Lucas Eduardo Deitos da
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No presente trabalho foram estudados dois métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos, o método empírico desenvolvido pelo extinto DNER, que é atualmente o mais utilizado no país, e o Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa), que utiliza a metodologia empírico-mecanicista e representa uma evolução importante para os projetos de engenharia rodoviária. Além dos referidos métodos de dimensionamento, estudou-se o Novo Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO), resultado de mais de uma década de estudos e apresentado em 2017 pelo DNIT, trazendo significativas inovações metodológicas aos orçamentos através de seus manuais e relatórios de composições de custos. Em um primeiro momento foram dimensionadas duas estruturas com diferentes configurações de camadas pelos dois métodos, sendo, para isso, utilizados dados de tráfego disponibilizados pelo DNIT em contagem realizada na BR-392/RS km 338 e informações dos fluxos volumétricos do posto nº 046 do Plano Nacional de Contagem de tráfego, localizado na BR-287/RS km 301,6. Em seguida procedeu-se com o orçamento das estruturas através do SICRO, calculando-se o custo por N de cada estrutura. Posteriormente foram analisadas as estruturas dimensionadas pelo método do DNER através do software MeDiNa, verificando o verdadeiro custo por N desses pavimentos e fazendo-se a devida comparação com as estruturas dimensionadas pelo MeDiNa em termos de durabilidade e custo por N. Por fim, foi realizada uma análise de sensibilidade com a estrutura de pavimento dimensionada pelo MeDiNa que apresentou o melhor resultado técnico-econômico, onde variou-se, primeiramente, a classe do concreto asfáltico e, em um segundo momento, o nível de confiabilidade do dimensionamento, sendo avaliados os impactos dessas alterações e as respostas que trazem ao pavimento em termos técnicos e econômicos. Em conclusão, ficou evidente a importância do MeDiNa para a construção de estruturas de pavimentos com desempenho satisfatório, atendendo às necessidades do projeto, uma vez que o método do DNER contém limitações que podem levar à ruptura precoce do pavimento. Além disso, o MeDiNa proporciona a construção de estruturas mais econômicas a longo prazo, evitando desperdício dos recursos públicos destinados a esse fim. Outro resultado importante deste estudo foi a melhoria no custo-benefício do pavimento com a utilização de concreto asfáltico de melhor qualidade, que proporciona vantagem econômica por possibilitar a implantação de pavimentos com camadas de revestimento de menor espessura.
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- TCC Engenharia Civil [302]
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