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dc.contributor.advisorPereira, Deividi da Silva
dc.creatorSaffi, Lucas Paz
dc.date.accessioned2022-01-06T12:15:21Z
dc.date.available2022-01-06T12:15:21Z
dc.date.issued2019-07-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23498
dc.description.abstractGiven the great importance of road transportation for both freight transport and people in Brazil, it is essential that the Brazilian road network connects several points of the country and mainly meets the quality requirements. For this, it is necessary study the area of pavement design and develop technologies that allow a better survey and study of traffic. The traffic study is important in order to determine the value "N", the number of passes of a standard axle by a highway, which is used to determine the thickness of each layer of road pavements. Currently the two main ways of surveying traffic are manual counting and the use of sensors, which, despite being efficient, have a relatively high cost and / or do not allow to control traffic evolution over long periods. The present work had the objective of studying the feasibility of the use of computer vision, a field of artificial intelligence, in the survey of traffic through recordings of the flow of vehicles of a highway. It was concluded at the end of the project that the quality of the wheel and axle model has a direct impact on the approaches used by the program, the development time and, consequently, the results obtained. Based on the results and the different possibilities of improvement thought and presented throughout the project, it is necessary that further studies in this area being developed to define its viability.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVisão computacionalpor
dc.subjectTráfegopor
dc.subjectDimensionamentopor
dc.subjectTrafficeng
dc.subjectSizingeng
dc.subjectComputer visioneng
dc.titleAnálise da viabilidade da utilização de visão computacional no levantamento de tráfego para o dimensionamento de pavimentos asfálticospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoConsiderando a grande importância do modal rodoviário, tanto para o transporte de mercadorias quanto o de pessoas no Brasil, é fundamental que a malha rodoviária brasileira conecte diversos pontos do país e, principalmente, atenda aos requisitos de qualidade exigidos. Para isso, é necessário que sejam realizados estudos na área de dimensionamento de pavimentos e desenvolver tecnologias que possibilitem um melhor levantamento e estudo do tráfego. O estudo do tráfego é importante para que seja determinado o valor “N”, o número de passagens de um eixo padrão por uma rodovia, e que é utilizado para a determinação da espessura de cada uma das camadas dos pavimentos rodoviários. Atualmente as duas principais formas de levantamento de tráfego são a contagem manual e a utilização de sensores, que apesar de serem eficientes, possuem um custo relativamente elevado e/ou não possibilitam o acompanhamento da evolução do tráfego por longos períodos. O presente trabalho teve o objetivo de estudar a viabilidade do uso de visão computacional, um campo da inteligência artificial, no levantamento de tráfego através de gravações do fluxo de veículos de uma rodovia. Concluiu-se ao fim do projeto que a qualidade do modelo identificador de rodas e de eixos tem impacto direto nas abordagens utilizadas pelo programa, tempo de desenvolvimento e, consequentemente, nos resultados obtidos. Com base nos resultados e as diferentes possibilidades de melhoria pensadas e apresentadas ao longo do projeto é necessário que estudos mais aprofundados nessa área sejam realizados para definir sua viabilidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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